O sucesso brasileiro nos eSports

425

Os electronic sports, normalmente mencionados apenas por eSports, é um torneio organizado de videojogos que decorre em modo online e offline. Os eSports são um conceito que tem ascendido de forma exponencial na indústria dos videojogos competitivos, e por este motivo, têm estado presentes frequentemente em discussões nas redes sociais e artigos dos media.

 

Os jogos que fazem parte dos eSports abrangem diversos estilos de jogos, como por exemplo carros, luta, first person shooter, battle royale e outros. Um dos jogos mais populares de momento é o Counter Strike Global Offensive, o jogo mais recente da saga de Counter Strike da Valve. Este videojogo de first person shooter começou a ter torneios de eSports no início dos anos 2000, e ainda hoje tem alguns dos torneios mais populares da comunidade gaming. Durante o mês de Julho de 2017, decorreram dois dos grandes torneios deste videojogo, o minor ESL One Cologne e o major PGL em Krakow. Este tipo de campeonatos atraem milhares de pessoas, o que obriga a realização dos mesmos em grandes arenas e estádios de modo a acomodar a audiência que procura assistir aos jogos ao vivo, para além de que estes jogos também são transmitidos online em plataformas como a Twitch e o Youtube, e em alguns canais televisivos como a ESPN, um canal que disponibiliza novidades e resultados ao vivo de diversos esportes como basquetebol, fórmula 1, futebol e ainda o poker.

 

O facto de videojogos serem considerados um esporte, é algo que levanta alguma polémica atualmente, semelhante ao que aconteceu com o poker até que foi considerado um esporte mental. Estes dois tipos de jogos têm muitas semelhanças, e por isso prevê-se que, mais tarde ou mais cedo, os eSports venham a ser considerados um esporte tradicional também.

 

Existem diversas equipes originais do Brasil e que têm obtido lugar no pódio em alguns dos grandes torneios de videojogos. No exemplo do CS:GO, temos as equipas brasileiras Immortals e SK Gaming, em que ambas marcaram presença nos torneios mencionados anteriormente. Os Immortals são uma equipe com um line-up recente, daí serem considerados os underdogs, que surpreenderam toda a comunidade gaming ao conseguir chegar à final frente a frente com a equipa europeia veterana Gambit Esports, uma equipa que desde de 2016 já foi capaz de acumular um total de 6 primeiros lugares em diversos torneios de Counter Strike. Infelizmente, os Immortals não foram capazes de levar o título, mas mesmo assim conseguiram o segundo lugar no pódio, juntamente com um prêmio monetário após os Gambit fecharem o intenso torneio por 2-1 contra os Immortals.

 

Os SK Gaming são outra grande equipe brasileira que se mantém constantemente nos favoritos da comunidade. No início do mês de Julho, esta equipa venceu os Cloud 9, uma equipa norte-americana, por 3 mapas a 0, conquistando assim o primeiro lugar na ESL One Cologne 2017. Ambas as equipas demonstraram grandes capacidades e tal se deve aos vários anos de experiência na competição de eSports, mas a equipe brasileira levou a melhor após 3 grandes jogos que demonstraram o pensamento estratégico dos jogadores para além das capacidades técnicas individuais e a sinergia entre a equipa. Os SK Gaming ainda competiram no PGL 2017, no entanto, não avançaram dos quartos-de-final, visto terem perdido por 2-0 contra os Astralis.

 

Estes resultados são a prova de que as equipes profissionais brasileiras têm marcado presenca e mostrado garra em campeonatos internacionais de videojogos, para além de terem garantido lugares nos pódios.



Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé - PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *