outubro_Rosa01_2011O Provopar em parceria com a Prefeitura de Cambé, convidam para o lançamento da Campanha de conscientização e prevenção contra o Câncer de Mama “Outubro Rosa”, dia 2 de outubro, às 19h30 no Centro Cultural. Haverá uma palestra com a professora da UEL Célia Hauly que também é integrante do grupo “Nós do Poder Rosa” de Londrina. Nesse dia acontecerá também uma exposição de fotos de mulheres que venceram o câncer de mama. Além disso várias ações serão desenvolvidas pelas secretarias da Prefeitura chamando atenção para a prevenção do câncer de mama
O convite está assinado pelo prefeito João Pavinato e pela Presidente do Provopar de Cambé Ana Paula de Angeli Andrade.
Em Cambé, a campanha mundial contra o câncer de mama é coordenada pelo “Nós do Poder Rosa”, Provopar Cambé e a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), com palestras, distribuição de material com orientações e a decoração e a iluminação de alguns locais públicos, como a Fonte Luminosa da Praça Getúlio Vargas e o Centro Cultural de Cambé e outros.
Com o tema “Mulher: Quem Ama Cuida ”, a campanha tem entre os seus objetivos formar multiplicadores sobre os procedimentos preventivos: “Mamografia é o melhor exame para descobrir nódulos com menos de um centímetro e que ainda não pode ser apalpado”, orienta o material informativo. “Mamografia e exame clínico anual é o caminho da prevenção”.
O Outubro Rosa, movimento criado nos Estados Unidos, chegou ao Brasil de forma Outubro Rosa será lançado dia 2 em Cambé (foto arquivo)peculiar. No dia 2 de outubro de 2002 o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa. Era de se estranhar, pois naquela data comemorava-se os 70 anos da Revolução Constitucionalista. A estranheza durou pouco e foi substituída pela certeza das pessoas que ali havia uma causa justa. A iniciativa foi de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que tiveram o apoio de uma indústria de cosméticos. Outra grande manifestação foi a iluminação rosa da Fortaleza da Barra anos depois, em 2008, pelo Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama. A decoração foi feita em duas ocasiões, no Dia das Mães e no Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama, data instituída no Estado de São Paulo para o terceiro domingo de maio. Posteriormente até o maior símbolo do Brasil, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi símbolo do Outubro Rosa com a cor iluminando a estátua. No Paraná, a maioria dos municípios mostra a cor rosa em algum local público. Este movimento de prevenção ao câncer de mama, que surgiu nos Estados Unidos, também criou o laço rosa que simboliza a campanha preventiva. Ela foi concebida pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, para ser entregue aos participantes da 1ª Corrida pela Cura realizada no ano de 1990, em Nova York.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.