Equipes do quadro de segurança pública – reunindo membros da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Polícia Federal, Polícia Científica, Guarda Municipal, Setran, Detran, Abin, Defesa Civil, Casa Militar e Corpo de Bombeiros – debateram temas que envolvem a preparação da Copa do Mundo 2014 no Paraná.

A reunião, ocorrida nesta sexta-feira (23), na sede da Secretaria da Segurança Pública, contou com a presença do deputado estadual Mauro Moraes, presidente da Comissão de Segurança da Assembléia Legislativa, e do vereador Jorge Yamawaki, integrante da Comissão da Copa da Câmara Municipal de Curitiba.

O deputado Mauro Moraes destacou o trabalho realizado pelo Governo do Estado. “Estamos recuperando o tempo perdido em termos de segurança e certamente até o final do mandato do governador Beto Richa teremos grandes avanços e resultados positivos para nossa segurança pública”, disse o parlamentar.

“Este balanço que estamos fazendo dos preparativos da Copa é uma oportunidade para ampliar nossas ações, com projetos e programas que estão sendo debatidos na Câmara Temática”, ressaltou o secretário estadual para assuntos da Copa, Mario Celso Cunha.

O presidente da Câmara Temática da Segurança, da secretaria da Copa, major Nelson Ademar Piske, fez uma apresentação dos planos de operação, cursos de qualificação e planejamento até o mundial 2014. “Já elaboramos um plano, com a criação da Comissão Estadual de Segurança para Assuntos da Copa que, junto com a Secretaria Extraordinária do Ministério da Justiça, estabelecerão o planejamento entre os órgãos e entidades envolvidos com a segurança do evento, conforme o regimento interno”, declarou Piske.

O subcomandante da Polícia Militar do Paraná, coronel César Alberto de Souza, também participou da reunião. “Em Curitiba o nosso efetivo vai contar com o dobro dos policiais que existem hoje, ampliando a ação preventiva para a Copa. Também estamos implantando o sistema de serviço policial voluntário, que contribuirá nos serviços administrativos”, disse o subcomandante. “Todos os 76 bairros de Curitiba receberão serviços móveis de policiamento, garantindo mais tranquilidade à nossa população”, concluiu Souza.

O assessor especial da Secretaria da Segurança Pública, Daniel Conde Falcão, representou o secretário Reinaldo de Almeida César, que estava acompanhando o governador Beto Richa no lançamento de novos programas no interior do Paraná. “Em abril será anunciado outro grande pacote para a segurança pública no Estado, e isto inclui programas que visam a segurança na Copa”, disse Daniel.

O secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo, participou da reunião e garantiu importantes ajustes para melhor circulação e controle do trânsito na cidade. “Nós também estamos elaborando um plano para utilização de bicicletas, criando alternativas juntos aos pontos turísticos, rede hoteleira e outros pontos, com aluguel de bicicletas”, segundo Araújo.

Também participaram da reunião representantes do Instituto Médico Legal – IML, Celepar, Observatório das Metrópoles e outros setores da sociedade organizada.

O encontro marcou o encerramento do primeiro ciclo de debates das nove Câmaras Temáticas em 2012. As próximas reuniões serão realizadas no mês de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.