A Secretaria de Cultura vai realizar a Exposição Indígena no Parque Histórico Municipal Danzinger Hof a partir do dia 19 de abril, dia voltado para a reflexão da existência e resistência indígena. O evento conta com visitas da rede escolar, mas vai receber também toda a comunidade e ficará disponível das 9h às 11h e das 13h30 às 16h30 até o dia 18 de maio. O parque está localizado na Estrada do Bratislava, KM 1.
De acordo com o Secretário de Cultura, Leonel Bacinello, o objetivo da exposição é aproximar os alunos da rede escolar à cultura indígena e fazê-los conhecer a vegetação nativa do parque. “Sob a orientação dos monitores os alunos vão manusear a argila, para entenderam como o elemento era utilizado pelos nativos da região e andar pelas trilhas para conheceram os nomes científicos e populares das árvores”.
O secretário explicou que os artefatos expostos serão das etnias Kaingang, Xetá e Tupi-Guarani e estarão em exposição também no Museu Histórico de Cambé, no Centro Cultural. “Os artefatos da etnia Xetá nós conseguimos através do Museu do Paraná. Os das outras duas etnias nós já possuíamos no acervo do museu da cidade. Os materiais expostos são utensílios de caça e artesanato”.
Patrimônio histórico
O Parque Histórico Municipal Danzinger Hof foi inaugurado em 15 de novembro de 1995. Além da área de preservação ambiental, o parque possui duas casas das famílias alemãs Tkotz e Zfichak, que colonizaram a cidade, a partir de janeiro de 1932.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.