PM é homenageada pela dedicação à segurança das famílias paranaenses
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 17th agosto 2016
Homenagem alusiva ao aniversário da PMPR e da Cruzada Social.  Na foto o Comandante-Geral da PMPR Coronel Maurício Tortato, ao centro o Soldado Wanderley Rodrigues dos Santos e a Senhora Maria Cristina Betes Presidente da Cruzada Cosme e Damião.
Homenagem alusiva ao aniversário da PMPR e da Cruzada Social. Na foto o Comandante-Geral da PMPR Coronel Maurício Tortato, ao centro o Soldado Wanderley Rodrigues dos Santos e a Senhora Maria Cristina Betes Presidente da Cruzada Cosme e Damião.

A terça-feira (17) foi dia de homenagens na Assembleia Legislativa do Paraná pelos 162 anos da Polícia Militar e pelo trabalho da Cruzada Social Cosme e Damião em prol da família miliciana.

Militares estaduais e civis receberam certificado de agradecimento pelo esforço e dedicação em nome da população paranaense. Vídeos institucionais da corporação, chamados de Cartas de Gratidão, foram exibidos em um telão.

Para o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, a Polícia Militar é reconhecida pela evolução e pelo amadurecimento. “Nosso compromisso é com a família e com o cidadão paranaense”, disse o coronel. “Focamos na atuação preventiva e, principalmente, na comunitária, procurando mostrar que o policial vem desta mesma sociedade e se consolida como elemento essencial do funcionamento e do controle social, razão pela qual não há mais uma polícia de Estado, mas sim voltada à segurança do cidadão.”

Homenagem alusiva ao aniversário da PMPR e da Cruzada Social. Na foto a Sub-Tenente Tânia Guerreiro.
Homenagem alusiva ao aniversário da PMPR e da Cruzada Social. Na foto a Sub-Tenente Tânia Guerreiro.

A subtenente Tânia Guerreiro, que atualmente está na reserva, foi uma das homenageadas pela atividade em combate a pedofilia. “É uma honra fazer parte desta instituição e ter o reconhecimento de um trabalho que merece destaque, pois somos a única polícia do Brasil que atua na área de pedofilia, um crime silencioso. Temos que dar voz às crianças que estão sendo vítimas e prestar todo o apoio necessário”, afirmou Tânia.

Os soldados Guilherme Maurício Tissi e Cleiton Stadnik, do Regimento de Polícia Montada (RPMon), receberam a honraria por uma ação diferente. No dia 20 de julho, em Curitiba, a dupla fez um parto de emergência dentro de um veículo parado em um congestionamento na BR-116. Um menino nasceu.

“É uma satisfação enorme saber que o nosso trabalho é reconhecido, faz com que tenhamos mais motivação”, disse o soldado Tissi. “Contribuímos para que uma vida viesse ao mundo, graças a Deus com saúde. Fico feliz em ajudar a comunidade e engrandecer o nome da Polícia Militar”, acrescentou o soldado Stadnik.

O soldado Saulo da Rocha Pina, da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), foi homenageado por resgatar um casal em um acidente na BR-277, no Litoral. Eles quase se afogaram após o carro cair em um charco na rodovia. O resgate teve apoio de uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

Outro momento de emoção na cerimônia foi na entrega da honraria aos policiais da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), subunidade do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Eles ajudaram a salvar a vida de um recém-nascido que se afogou ao beber chá, em Curitiba.

Homenagem alusiva ao aniversário da PMPR e da Cruzada Social.
Homenagem alusiva ao aniversário da PMPR e da Cruzada Social.

CRUZADA – No evento, que contou com a participação da Banda de Música da PM, a Assembleia Legislativa também homenageou a Cruzada Social Cosme e Damião, que desenvolve projetos e atividades voltadas especificamente para auxiliar as famílias dos policiais militares. “Procuramos sempre ajudar a família miliciana e dar apoio aos que precisam, disse a presidente da instituição, Maria Cristina Betes.

O Presidente da Associação da Vila Militar (AVM), coronel da reserva remunerada Washington Alves da Rosa, também recebeu o certificado pela atuação da instituição em prol dos militares estaduais.

Foram homenageados ainda o sargento Carlos Eduardo Sinque de Paula, os soldados Wanderley Rodrigues dos Santos, Anderson Júnior da Silveira, Evangelo Petersen de Azevedo e Renato Rocha de Oliveira e integrantes da Cruzada Social Cosme e Damião.

Participaram do evento os deputados Jonas Guimarães e Pedro Lupion; a presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Júnior; o assessor militar da Assembleia Legislativa, coronel Hélio de Oliveira Manoel.

Compartilhe nossa Matéria