PRF faz campanha em favor de entidade que apoia crianças com câncer
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 18th novembro 2015

10441075_540334486133134_1825710355973253325_nA Polícia Rodoviária Federal (PRF) promove a partir desta semana em todo o Paraná uma campanha de arrecadação de doações em benefício da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN).

A intenção é mobilizar o efetivo da PRF para arrecadar brinquedos, livros infantis e infantojuvenis, itens de papelaria (lápis de cor, cadernos, papéis) e produtos de higiene e limpeza para serem entregues à entidade. Também serão incentivadas doações de recursos financeiros, por meio das contas bancárias da APACN.

A coleta de donativos está sendo realizada em cada uma das sete delegacias da PRF no Paraná e também no edifício-sede da superintendência em Curitiba.

O público-alvo é o efetivo de servidores da PRF, mas também são aceitas doações do público em geral.

A campanha terá ainda uma visita guiada das crianças e famílias atendidas pela APACN ao Espaço Histórico e Cultural da PRF. A visita está marcada para o próximo dia 27 de novembro.

Para esta data, das 9 às 13 horas, os servidores da PRF foram convidados a participar de uma atividade especial, em apoio à campanha.

Quem for voluntário irá se submeter a um corte de cabelo em apoio e solidariedade às crianças com câncer. Uma equipe de cabeleireiros estará a postos no andar térreo da superintendência estadual da PRF, em Curitiba.

Relacionada ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, instituído em 23 de novembro por lei federal, a campanha tem o apoio do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Paraná (SinPRF-PR).

Sobre a APACN

A Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia, entidade filantrópica e sem fins lucrativos, foi criada em 1983. Fundada por um grupo de mães, pais e médicos de crianças com câncer, a entidade presta apoio às famílias das crianças em tratamento de câncer em Curitiba, com alimentação, hospedagem e transporte, entre outros serviços.

A APACN tem hoje três unidades: um ambulatório para atendimento de crianças e adolescentes de Curitiba e região metropolitana encaminhadas pelo Hospital de Clínicas da UFPR; uma casa de apoio para atendimento de pacientes (crianças e adolescentes) e seus acompanhantes, oriundos de todo o país; e o Centro de Genética Molecular e Pesquisa de Câncer em Crianças, onde são realizadas pesquisas na área de oncologia pediátrica.

A incidência de casos de câncer infantojuvenil está entre as principais causas de morte na faixa etária de zero a 19 anos no Brasil. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam a ocorrência pelo menos 4,7 mil novos casos por ano no Brasil.

Para mais informações sobre a entidade, acesse www.apacn.com.br.

Saiba como colaborar com a campanha:

1. Faça uma doação diretamente para a APACN
CEF (agência: 3915 c/c: 700.700-8);
Itaú (agência: 3722 c/c: 11193-1);
HSBC (agência: 0358 c/c: 13.932-90);
BB (agência: 2920-3 c/c: 22.900-8);
Após o depósito, favor enviar comprovante para cdh.pr@prf.gov.br.

2. Participe da ação do dia 27
No próximo dia 27 de novembro, sexta-feira, das 9 às 13 horas, cabeleireiros estarão a postos no andar térreo da sede estadual da PRF para que os servidores do órgão cortem o cabelo com a máquina zero em homenagem e solidariedade às crianças com câncer. Simultaneamente, algumas delas visitarão o Espaço Histórico e Cultural da PRF.

3. Doe brinquedos, livros e outros materiais*
Há postos de coleta de doações em todas as delegacias da PRF no Paraná e também na superintendência estadual. É possível doar livros infantis, brinquedos, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, papel sulfite, papel colorido (de seda, ou cartolina), cola branca, apontador, tintaguache, cadernos (de linguagem e de desenho). Também são aceitos materiais de higiene e limpeza.

4. Ajude a divulgar a ação entre amigos e familiares
Convide outras pessoas a colaborar! Acesse o endereço apacn.com.br, conheça melhor a instituição e confira outras formas de ajudar, como, por exemplo, cadastrando-se para atuar como voluntário. Contatos: (41) 3024-7475.

*A arrecadação de doações vai até 10 de dezembro.

:: SINTOMAS

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado garantem a cura em 80% dos casos de câncer entre crianças.

Fique atento aos sintomas do câncer infantil. A família deve procurar um serviço de saúde nos seguintes casos:

– Perda de peso rápida e excessiva;
– Manchas roxas e sangramento pelo corpo, sem machucados;
– Vômitos seguidos de dor de cabeça, visão reduzida ou perda de equilíbrio;
– Palidez e falta de energia inexplicáveis;
– Caroços ou nódulos pelo corpo;
– Febre prolongada sem causa definida;
– Dores nos ossos e nas juntas;
– Aumento do volume abdominal;
– Mudanças nos olhos ou na visão;
– Sangramentos e dores frequentes;
– Virilização em meninas ou puberdade precoce.

Compartilhe nossa Matéria