Provas de skate agitam a sexta-feira no JEPs

442

Chegou a vez do skate fazer bonito na 64º edição dos Jogos Escolares do Paraná categoria B em Cambé. Com início nesta sexta-feira (18), a modalidade chega ao fim amanhã, fechando essa edição do JEPs em grande estilo.

Ao todo, 13 atletas participaram da competição nas provas de street solo de game of skate, ollie em alturaollie em distânciabest trick em altura e best trick a distância. E, para o coordenador da modalidade Lucas Gabriel Santos, também conhecido como Argentino, o mais legal do esporte é que ele não incentiva a competição em si, mas sim a auto superação em cada obstáculo. “Embora seja uma competição, nas provas de skate um torce para o outro acertar, independente de tudo. Dessa forma, acredito que isso é um grande diferencial para os jogos, algo que só essa modalidade possui, pois mais do que um esporte, skate é um estilo de vida. Independente do atleta ter ficado em último lugar, ele deu seu máximo, e isso é sempre uma superação”, explica Argentino.

E, para quem não sabe, o Paraná é o estado pioneiro na inserção do esporte em competições estaduais, já que é daqui que saem grandes nomes do skate para competir mundo afora. Com isso, desde cedo, atletas a partir de 11 anos podem ter a experiência de como é participar de uma competição com feras da modalidade assistindo, auxiliando e incentivando mais ainda o crescimento deste esporte.

Game of skate

Nesta sexta-feira, a prova que deu início as competições da modalidade foi o game of skate, que pode ser disputado em duplas ou trios. Para começar, os atletas jogam joquempô, o famoso pedra, papel e tesoura, para ver quem dá início a partida. Na sequência, o atleta que vence inicia a disputa com uma manobra da sua escolha, e os demais competidores devem replicá-la. O atleta que cometer a manobra de forma incorreta, ganha uma letra, e perde aquele que completar primeiro a palavra SKATE.

O ouro nesta prova foi para o atleta Carlos Roberto dos Santos Junior, do Colégio Estadual Unidade Polo, de Campo Mourão. Ele, que iniciou na modalidade há dois anos, compete pela primeira vez nos Jogos Escolares do Paraná, já levando a medalha para casa. “Comecei a andar de skate porque eu via meus amigos andando. Nós brincávamos na rua e andávamos todos juntos. Uma vez, fui para a pista e achei muito divertido. Fiz vários amigos no skate e quis aprender mais e mais manobras com o passar do tempo. Está sendo muito legal sair daqui já com uma medalha, estou satisfeito com o meu desempenho.”, conta o competidor.

Best trick em altura

Ainda nesta sexta-feira, a competição continuou na parte da tarde com as provas de best trick em altura e best trick a distância. E, como o nome já diz, levava o ouro para casa quem fizesse a melhor manobra.

Na best trick em altura, o atleta pode escolher a manobra que melhor sabe fazer, tentando executando-a perfeitamente a uma altura de 30cm.

O campeão nesta prova foi o estudante Pedro Vinicius da Silva do Colégio Estadual Darci José Costa, de Campo Mourão, calouro nos Jogos Escolares do Paraná. Skatista há dois anos e meio, o competidor confirma sua satisfação em participar da competição e já sair com uma medalha de ouro no pescoço. “É o primeiro que eu venho e está tudo muito legal. Pretendo vir mais vezes com certeza”, finaliza

Best trick a distância

Assim como a prova de altura, no best trick a distância o atleta também pode escolher a sua manobra favorita, executando-a de forma perfeita, no qual deve atingir a distância de um metro, que é a estipulada nesta competição.

O atleta vencedor desta prova é o Mateus Okazaki, do Colégio Estadual Maria Helena Teixeira Luciano, de Pontal do Paraná. “Eu ando de skate a quase 9 anos, e acho muito divertido. Foi muito legal ter ganho a prova porque eu vim lá do litoral só para participar dos Jogos Escolares do Paraná. Fico feliz em voltar com a medalha de ouro para casa”, comemora o skatista.



Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé - PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *