A rede pública municipal de educação de Cambé forma este ano 29 alunos da Educação de Jovens e Adultos, 830 da Educação Infantil e 826 do Ensino Fundamental. A formatura dos 29 alunos jovens e adultos (EJA) será no próximo dia 10, às 19 horas, no Lions Clube de Cambé.
Nos dias 11 e 12 serão realizadas as solenidades de formatura dos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Dia 11 no Ginásio de Esportes João de Deus Almeida, com início às 19 horas, e dia 12 no Ginásio de Esportes José Ajala Manoel, do Jardim Silvino, também com início às 19 horas.
Para o formandos do ensino fundamental cada estabelecimento de ensino realiza a sua própria solenidade, conforme anunciou a secretária municipal de Educação de Cambé, Cláudia Aparecida Paschoal de Souza.
Cláudia também informou que no município as rematrículas e as matrículas foram feitas, mas pais oriundos de outros municípios ou estados serão atendidos em janeiro. O atendimento, na sede da Secretaria Municipal de Educação, será no seguinte endereço: Rua Francisco Delgado Sanches, 189, Antigo IBC.
Este ano o recesso escolar começa no dia 7 de dezembro para os alunos da educação infantil e dia 17 de dezembro para os matriculados no ensino fundamental. O retorno às aulas em 2013 para os alunos será no dia 7 de fevereiro. Os professores retornam antes para o planejamento, as capacitações de início de ano letivo e as demais organizações necessárias.
Aposta na capacitação do professor e do funcionário da educação
Capacitação (foto arquivo)
Cláudia disse que em Cambé uma das principais ações dos profissionais da rede municipal de educação, visando melhorar cada vez mais a qualidade do ensino, é a capacitação do professor e do funcionário da área.
“A nossa luta é avançar em qualidade para que nossos alunos não sofram com os efeitos da avaliação da educação básica brasileira, cujo quadro não é bom”, afirmou a secretária, referindo-se ao resultado de recente levantamento divulgado pela consultoria britânica Economist Intelligence – Unit. O Brasil, de acordo com a análise internacional, estaria em penúltimo lugar no mundo em Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Em Cambé o Ideb tem apresentado crescimento nos últimos anos, como resultado de um conjunto de ações que inclui a melhoria das instalações físicas dos estabelecimentos de ensino, as capacitações dos professores e dos funcionários das escolas no início do período letivo e no retorno às aulas após as férias de meio de ano, a construção de escolas com estrutura que atende as necessidades do ensino e a reformulação das bibliotecas escolares, com a adequação do espaço físico e a ampliação do acervo.
Rede pública de educação forma 1.685 alunos (foto arquivo)“Um dos principais pontos para a melhoria da qualidade do ensino é que temos que ter professores capacitados em sala de aula. Temos que, sobretudo, manter o aluno por mais tempo em contato com o professor-regente, pois esta relação é que vai permitir a interação necessária entre as partes”, acrescenta Cláudia.
Por isso, segundo a secretária, o investimento na capacitação do profissional de ensino é ousado em Cambé. Para ela, se o poder público cumprir a sua parte na oferta de bom ambiente para os estudos, incluindo professores de excelência, bibliotecas suficientes e instalações adequadas, a soma com o envolvimento da família nas questões relacionadas à educação resultará em um ensino de qualidade.
“Porque no ensino temos que considerar a questão emocional do aluno, que na maioria das vezes depende de uma conjuntura familiar. A família que incentiva o aluno e participa de sua vida escolar cria ao filho uma boa condição de aprendizagem. Na literatura, por exemplo, o filho segue o exemplo dos pais. Se o aluno vê o seu pai e a sua mãe lendo um jornal, uma revista ou um livro ele vai se sentir estimulado à leitura”, exemplifica.
Quanto à reformulação das bibliotecas escolares, Cláudia informa que o projeto foi iniciado em 2009 e inclui o diagnóstico do acervo, da estrutura física do espaço e da ampliação dos títulos disponíveis a partir de uma seleção rigorosa.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.