Reportagem especial mostra o trabalho e os problemas do policiamento preventivo e ostensivo em Cambé
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 24th julho 2016

WhatsApp-Image-20160724(18)A Polícia Militar é a corporação que exerce o poder garantindo a segurança, a ordem e a lei, atuando de maneira preventiva e ostensiva.

A PM de Cambé, visando a segurança da população, realiza diariamente abordagens e patrulhamento com a finalidade de combater a criminalidade e manter a ordem em nossa cidade.

Esse trabalho tem como objetivo não só de verificar documentação, mas também de apreender drogas, armas, criminosos, veículos roubados, foragidos da justiça e orientar a população quanto a segurança no trânsito.

WhatsApp-Image-20160724(12)Os policiais com pouco efetivo, com viaturas “velhas”, pouco armamento e às vezes até com coletes vencidos, colocam as suas vidas em risco e ultrapassam seus limites de segurança para tentar coibir os crimes e solucionar casos para que os responsáveis pelos delitos cometidos sejam presos.

Além desses problemas, os policiais, com a rotina conturbada da profissão, com a vivência da morte e as eventuais perseguições, pode desencadear transtornos mentais, como estresse e depressão. Pesquisas realizados no mundo apontam que trabalhar com a segurança é a profissão mais estressante de todas.

WhatsApp-Image-20160724Outro problema que a corporação enfrenta, são as viaturas que constantemente “quebram” durante o trabalho, por ser viaturas antigas, e isso atrasa ou deixa de combater o crime durante o período em que o conserto é realizado, e muitas vezes, pelos próprios policiais.

O Estado, como o responsável legal por administrar a PM, caso suprisse as necessidades do efetivo e dos equipamentos para a realização do exercício de suas funções dos policiais, os mesmo passariam a exercer em sua plenitude sua missão com maior perfeição, que é a prevenção, antecipando-se futuros problemas.

Texto/Fotos: Alexandre Faustino/Portal Cambé

Compartilhe nossa Matéria