O governador Beto Richa sancionou nesta quarta-feira (29/08), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o projeto de lei que concede um novo reajuste salarial aos professores da rede estadual de ensino. A mensagem propondo o aumento foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais. O reajuste concedido ao magistério estadual nos últimos dois anos totaliza 34,85%.

A sanção do governador permitirá o pagamento de 6,66% à categoria, retroativo a julho deste ano. Outros 6,65% a serão creditados ao salário dos professores a partir de outubro. “É um aumento importante que irá oferecer melhores condições de trabalho aos nossos professores, e assim, garantir um ensino público de excelência”, afirmou Richa.

O aumento acumulado em 2012 pelos professores estaduais, considerando o índice de 5,1% concedido a todos os servidores no ano, chega a 19,55%. No ano passado o acréscimo total no salário do magistério foi de 12,80%. A medida beneficia aproximadamente 75 mil profissionais do quadro da Secretaria de Estado da Educação.

Richa afirmou que o governo atendeu às reivindicações dos professores que pediam a antecipação dos reajustes. “Estamos corrigindo uma defasagem salarial e valorizando os professores paranaenses. Esse é um compromisso desse governo, tratar educação como prioridade absoluta”, disse o governador.

Segundo o governador Beto Richa, a medida sancionada dá continuidade ao processo de equiparação salarial dos professores aos demais servidores do Estado com ensino superior e adequação ao Piso Nacional dos Professores. “A educação é um instrumento de emancipação humana e social e que quando a educação avança todas as outras áreas avançam juntas, como a segurança, trabalho e saúde”, destacou.

EQUIPARAÇÃO – Richa destacou ainda que a meta inicial para a equiparação salarial era 26%. “Avançamos e com esforço conseguimos chegar em 34,85%. O processo de equiparação salarial dos professores da educação básica da rede estadual de ensino aos demais servidores que possuem ensino superior é um compromisso que assumimos e que está sendo cumprido”, ressaltou o governador.

O deputado estadual Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa, disse que a Casa compreendeu a importância da medida e se esforçou para que a tramitação se desse no menor tempo possível. “Uma importante ação que demonstra o compromisso do Executivo com a educação pública de qualidade. É um aumento sensível que agradará os professores”, disse, que participou da assinatura juntamente com os deputados estaduais Ademar Traiano, líder do governo no legislativo estadual, Plauto Miró e Stephanes Junior.

RECOMPOSIÇÃO – Além de valorizar os profissionais da educação, Richa destacou o compromisso do governo estadual em recompor o quadro funcional da estrutura educacional no Paraná. Para isso, ele autorizou recentemente a criação de 13.771 vagas para professores e pedagogos da rede estadual de ensino. Os cargos são para 20 horas semanais com nível superior e são para todas as disciplinas da matriz curricular e serão distribuídas nos 32 Núcleos Regionais de Educação.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.