Solicitamos e toda a população Paranaense que aumente os seus cuidados com utilização de fogo ou materiais inflamáveis neste período do ano, aonde predomina a estiagem em nosso Estado.

Nossos policiais da Companhia de Policia Militar Ambiental foram procurados por cidadãos, cooperativas, produtores e associações que estão temerários em relação ao clima nos próximos dias e da perspectiva de continuidade da estiagem, o que aumenta o risco de incêndios que podem destruir áreas de preservação e plantações inteiras nesta época de colheita, o que acarretaria grande riscos as pessoas e animais silvestres, além de grande prejuízo aos produtores pois sua produção tem muita matéria seca, de fácil combustão.

É proibida a utilização de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais, assim como alguns tipos de manejo utilizando-se de fogo de forma descontrolada, inclusive despalhas não autorizadas, e sem os requisitos de segurança pessoal e ambiental definidos.

Ainda é importante lembrar que ao utilizar de fogo o causador assume uma série de riscos, inclusive criminal com pena que varia de um a três anos de prisão, além da possível notificação administrativa.

Em acampamentos, deve-se apagar o resto do fogo com agua, evitando que brasas causem incêndios e não jogar pontas de cigarros acesas, bem como qualquer produto que possa iniciar fogo próximo a qualquer tipo de vegetação ou restos de palha após as colheitas.

A participação de todos é muito importante para a preservação de vidas.

Este trabalho embora não seja o principal serviço da Policia Militar Ambiental, é fundamental para a conservação e manutenção de todos os espécimes de flora e fauna existentes em nossa região de atendimento.

Nós da Polícia Ambiental agradecemos as pessoas que colaboram com nosso trabalho de forma voluntaria e as que denunciam atos contrários a legislação ambiental, estimulamos que a comunidade efetue as denuncias anônimas que auxiliam a preservação da natureza, e neste caso possam prevenir incêndios.

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental se coloca à disposição da sociedade através de seus Policiais, suas Sub-Sedes, Pelotões e ainda através de um telefone para atendimento de denúncias, reclamações e sugestões. Qualquer pessoa pode se comunicar pelo 0800 643 03 04, e local é o telefone (043) 3341-7733 a ligação no telefone 0800 é gratuita e pode ser feita a qualquer hora.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.