Saúde organiza agenda para o Novembro Azul em Cambé

216
A Campanha do Novembro Azul já começou em Cambé e terá ações até o final do mês. O objetivo da campanha é alertar e conscientizar a população da importância do cuidado com a saúde do homem, em relação às mais diversas infecções e doenças masculinas, dando ênfase à prevenção, diagnóstico precoce e ao tratamento do câncer de próstata.
Por conta disso, a Secretaria de Saúde está promovendo ações de conscientização e prevenção para a população masculina na rede pública de saúde de Cambé. São palestras, com orientações e esclarecimentos sobre a saúde do homem, realização de exames preventivos, e encaminhamento para consultas com urologistas. Além disso, o teste rápido para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) também faz parte da agenda do Novembro Azul.
É recomendado que homens a partir de 50 anos realizem os exames anualmente. Pacientes com histórico de câncer de próstata na família recomenda-se que a procura pelo urologista comece a partir dos 45 anos.
Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é a doença que mais afeta os homens no Brasil. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 61,2 mil casos devem ser registrados este ano. Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2015, 14.484 homens morreram em decorrência do câncer de próstata.
Um fator para o alto número de casos e mortes por causa da doença é o preconceito. O câncer de próstata tem 90% de chances de cura, desde que o diagnóstico seja feito precocemente. O diagnóstico consiste em dois exames: o de toque retal, que além de diagnosticar o câncer de próstata, também diagnostica outros problemas anorretais e na próstata; e, também, o exame de sangue, conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico). Mas a maioria dos homens temem o exame do toque.
Além do preconceito, outro fator que contribui para o alto número dos casos de câncer de próstata, é que os homens procuram menos o serviço de saúde. Um levantamento do Ministério da Saúde, de 2016, mostrou que quase um terço dos homens não têm o hábito de ir ao médico para acompanhar seu estado de saúde, buscar auxílio na prevenção de doenças e na qualidade de vida. A pesquisa também apontou que barreiras socioculturais interferem na prevenção da saúde masculina. De acordo com a Secretaria de Saúde de Cambé, dos 18.453 homens, na faixa etária de 40 a 70 anos, 11.614 fazem acompanhamento médico regular nas Unidades Básicas de Saúde do município.
Confira a agenda organizada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs):
UBS Cambé 4
– Todas às terças-feiras, a partir das 14h, teste rápido para Hepatites, Sífilis e HIV;
– Dia 23/11, às 9h, palestra sobre saúde do homem no grupo de HA/DM;
UBS Guarani
– Dia 22/11, às 10h, palestra sobre saúde do homem, com o Dr. André Ruan Ruiz;
UBS Cristal
– Entre os dias 20 e 21/11, teste rápido para Hepatites, Sífilis e HIV, das 7h às 12h, e painel informativo sobre saúde do homem;
UBS Silvino
– Nos dias 23 e 30/11, às 10h, palestra “Juntos na Luta contra o Câncer de Próstata: o diagnóstico precoce preserva o seu futuro”, com a enfermeira Bárbara Radigonda;
Clínica do Novo Bandeirantes
– Dia 17/11, às 14h, palestra sobre saúde do homem;
UBS Centro
– Dia 21/11, às 14h, palestra sobre saúde do homem;
UBS Jardim São Paulo
– Dia 30/11, às 9h, no Salão Comunitário Boa Vista, palestra sobre saúde do homem;
UBS Santo Amaro
– Dias 22 e 29/11, às 13h30, palestra sobre saúde do homem;
UBS Ana Rosa
– Dia 30/11, às 20h, no terço dos homens da Igreja Católica, palestra sobre saúde do homem;
Posto 24 Horas
– Dia 30/11, às 13h, no Centro da Juventude, palestra sobre saúde do homem;


Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *