Segunda etapa da vacinação contra dengue começa em março

124
A Secretaria Municipal de Saúde inicia a segunda fase da vacinação contra a dengue no dia 3 de março que se estenderá até o dia 31. Em Cambé, a vacina estará disponível em todas as UBS da cidade para pessoas entre 15 e 27 anos. A meta é imunizar 22.492 pessoas do público-alvo.
A vacina contra a dengue tem três doses, que devem ser administradas de seis em seis meses. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde(SESA), quem não recebeu a primeira dose em outubro pode ser vacinado nesta fase da campanha.
Na tarde do dia 8 de fevereiro, profissionais da saúde e agentes de endemias do municipío receberam capacitação da 17ª Regional de Saúde. O objetivo é intensificar os trabalhos e traçar estratégias para garantir que a campanha tenha sucesso e imunize todo o público-alvo.
Na primeira etapa, em outubro do ano passado, a vacinação atingiu apenas 31% do público-alvo em Cambé.
Segundo a secretária municipal de saúde, Djamedes Garrido, a baixa procura se deve principalmente a falta de conhecimento da população sobres os benefícios da vacina. “A vacina contra a dengue é muito eficaz e segura. Ela imuniza quem toma e dá uma proteção estendida a toda a população por que restringe a circulação do vírus”, argumenta a secretária.
Segundo dados da SESA, a imunização contra a dengue tem se mostrado duradoura depois de tomadas as 3 doses da vacina. No entanto, a vacinação não substitui os cuidados necessários para o controle do mosquito Aedes aegypti. Todos devem continuar eliminando recipientes que acumulam água para evitar a infestação pelo mosquito transmissor de várias doenças.


Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *