SEMED divulga os primeiros resultados da Prova Mediação

205
unnamed (7)

Foto: Emily Müller Gusmão

No início de abril, alunos do 2°, 3° e 5° ano, das 17 Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Cambé passaram pela primeira fase da prova institucional, criada pela SEMED – Secretaria Municipal de Educação, intitulada como “Mediação”. Ao todo, 3.869 alunos realizaram as provas que contemplaram questões de língua portuguesa e matemática.
Já no dia 7 de maio, os resultados das provas foram apresentados às diretoras e coordenadoras pedagógicas das escolas participantes e assim, de acordo com a SEMED, essas Instituições escolares podem verificar os avanços obtidos com a implementação de seu projeto pedagógico, cujo objetivo é garantir o desenvolvimento de competências fundamentais que assegurem a plena inserção social dos seus alunos. Também de acordo com a secretaria, com a aplicação dessa prova é possível identificar onde é necessário melhorar as práticas pedagógicas e de gestão, com o intuito de potencializar o aprendizado dos alunos e a satisfação de todos os envolvidos em comunidade escolar: professores, pais, funcionários e comunidade.
Essa ação tomada pela Rede Municipal de Ensino também possibilita a formação de dois relatórios: o primeiro que apresenta os resultados de desempenho dos alunos nas competências cognitivas de um modo mais global, e é chamado de “Relatório da Escola”, e um segundo, disponibilizado, por meio eletrônico que apresenta o detalhamento das habilidades de cada aluno, denominado “Relatório Individual de Proficiência” e constitui o principal instrumento para uma intervenção mais efetiva na ação pedagógica nas escolas.
Essa inovação proposta pela secretaria tem grande valia para a educação municipal como um todo, conforme afirma a secretária da pasta, Claudia Aparecida Paschoal de Souza. “Nossa proposta é a utilização dos resultados obtidos no desenvolvimento de um “Plano de Intervenção Pedagógica” pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, o que poderá garantir um ensino mais eficaz e de melhor qualidade”.
A segunda fase da aplicação da prova Mediação será em outubro.



Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *