unnamedUma Campanha que integra o Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde anualmente, próxima a estação mais fria do ano, o inverno. A Campanha de Vacinação contra a Gripe,que teve início dia 22 de abril em todo o país e terminaria na última sexta-feira (9), foi prorrogada , até que a meta dos municípios atinja 80 % de adesão.

Segundo o planejamento do Sesa- Secretaria Estadual de Saúde, a meta em Cambé seria vacinar 20.770 pessoas, divididas nos seguintes grupos:crianças de seis meses até menores cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) integram o público visado pelo Ministério da Saúde. Pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde Pública do município, até a última sexta-feira (9), 11.596 pessoas haviam sido vacinadas nas Unidades Básicas de Saúde de Cambé, o que corresponde a 55,83% do planejamento.

– A meta para as crianças de seis meses até menores cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) era aplicar 5.625 doses. Até essa data, 3.180 crianças haviam sido vacinadas, o que corresponde a 56,53% da meta;

-A mate para a vacinação nos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) era atingir o número de 11.470 vacinas aplicadas. Até essa data, 7.347 idosos haviam sido imunizados, o que representa 64% da meta;

– A meta da vacinação nos trabalhadores da área da saúde era vacinar 22.565 pessoas. Até a veiculação desta edição 583 trabalhadores haviam sido vacinados, o que corresponde a 22,7% da meta;

unnamed (1)-A meta de vacinação em mulheres grávidas em Cambé corresponde a 953 mulheres. Até o essa data, 379 grávidas haviam sido imunizadas, o que corresponde a 39,7% da meta;

– A meta de vacinação em mulheres puérperas (até 45 dias após o parto) era atingir 157 mulheres. Até a veiculação desta edição 107 mulheres haviam recebido a vacina, o que corresponde a68,1% da meta.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e a Secretaria Municipal de Saúde Pública de Cambé reforçam que é importante se imunizar o quanto antes para que a vacina tenha o efeito esperado no período mais crítico de circulação do vírus, entre o final de maio e julho.

As vacinas contra a gripe estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Cambé, mais informações pelo telefone: (43)3174-0224.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.