As vendas no comércio varejista aumentaram 0,6% em maio, depois de registrar queda de 0,2% em abril. Na comparação com o mesmo período de 2010, a alta foi de 6,2%. Já a receita nominal teve expansão de 0,8% na passagem de abril para maio e registrou elevação de 10,7% em relação a maio do ano passado.

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano, as vendas acumulam aumento de 7,4% e alta de 9,2% no período dos últimos 12 meses. A receita nominal gerada pelo setor tem elevação acumulada de 12,3% de nos cinco primeiros meses de 2011 e de 13,4% em 12 meses.

Entre abril e maio, seis das oito atividades apresentaram expansão no volume de vendas, principalmente equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (11,6%); tecidos, vestuário e calçados (2,5%) e livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%).

Em relação ao mesmo período de 2010, apenas a atividade de combustíveis e lubrificantes apresentou queda (-2,1%). As demais registraram aumento no volume de vendas, especialmente móveis e eletrodomésticos (20,4%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,9%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (11,7%).

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.