ACIC sabatina candidatos a Prefeitura Municipal de Cambé

Os seis candidatos a prefeito de Cambé foram entrevistados na última semana

  A Associação Comercial e Empresarial de Cambé (ACIC) sempre vigilante aos eventos que moldam o futuro da cidade, promoveu nas duas últimas semanas, entrevistas com os seis candidatos a prefeito de Cambé. Pela importância da instituição, todos os candidatos aceitaram com entusiasmo o desafio nas datas em que lhes era viável. As entrevistas foram realizadas pessoalmente, na sede da Associação, obedecendo rigorosamente ao protocolo sanitário de combate a Covid-19 em vigor no município e, em virtude deste fator de respeito à vida, as sabatinas não foram abertas ao público.

As entrevistas que foram norteadas pelos temas: desenvolvimento local, desburocratização e Plano Diretor, foram feitas pela diretoria da ACIC, que selecionou perguntas para que cada candidato tivesse a oportunidade de expor suas ideias, plano de governo, prioridades e urgências. As seis sabatinas duraram cerca de uma hora e quinze minutos. Foram entrevistados, os candidatos: José Luis Dalto (PSDB) dia 26/10/2020, Benê Filho (PODEMOS), dia 28/10/2020, Rômulo Yanke (CIDADANIA) dia 30/10/2020, Paulo Soares (PL) dia 03/11/2020, Jorge Teodoro (MDB) dia 04/11/2020, Conrado (DEM) dia 05/11/2020. Confira as respostas dos entrevistados em relação ao tema: desenvolvimento local.

Benê Filho

“Nós criaremos um Programa que fará diferença, que é o “Cambé Digital”. Vamos implementar um governo eletrônico na cidade, não se dá mais para protocolar papel. Temos que adentrar ao século XXI em Cambé, e ainda não temos essa condição. Alvarás, certidões, esses trâmites podem ser informatizados, têm de ser on-line. Desenvolvimento abrange todos os setores da cidade. Temos que promover desenvolvimento econômico, e desenvolvimento sustentável. Gerar empregos. Precisamos fortalecer parcerias com a ACIC, com o Sebrae. Não que não temos essas parcerias, mas precisamos melhorá-las, precisamos dinamizar o desenvolvimento dos micros e pequenos empresários. Precisamos capacitar, promover conhecimento”.

Conrado Scheller

“Geração de empregos é algo que vamos trabalhar forte, vamos passar pela industrialização. Nesse mandato, empresas foram atraídas, por que prefeito não cria emprego, quem cria é o empresário. O prefeito deixa a cidade atrativa para a geração de emprego. Mas quem gera emprego é o micro, pequeno, grande empresário e esperar que quem está aqui se fortaleça e que venham novos investimentos para a cidade de Cambé. De 2013 a 2019, tivemos a abertura de duas mil e quinhentas empresas em Cambé, entre micro, pequenas e grandes empresas. De 2019 até agora, tivemos a abertura de quatro mil e quinhentas, o dobro”.

Dalto

 “Nosso entendimento é que as empresas se dividem em aquela empresa caseira, micro, pequena, média e grande empresa, por que cada uma delas tem de ser entendida de uma forma completamente diferente. A exceção da área comercial, só temos benefícios em estar do lado de uma cidade igual Londrina. Vamos fazer ações conjunta ACIC e Prefeitura. Estamos a 25 minutos do Aeroporto que leva para São Paulo. Temos um porto seco, um entroncamento rodoviário, linha ferroviária que pouquíssimas cidades do Brasil têm que leva direto para o porto de Paranaguá. Temos mais de 17 faculdades e universidade no entorno, produzindo mão de obra com tecnologia e pesquisa de alta tecnologia. Fora os Polos de Ensino à Distância que contamos inclusive, na cidade de Cambé. Então, temos muitos pontos positivos. Vou citar o Programa Cambé 2.047, nome em referência ao ano que Cambé faz 100 anos, que fala sobre a necessidade de reorientar a matriz econômica de Cambé e diversificar a economia baseada em inovação e agregação de valor”.

Jorge Teodoro

“Quando falamos do Desenvolvimento Econômico, é onde o Gestor da cidade tem de ser parceiro. Tem de dar capacitação para o micro e pequeno empreendedor. O médio e grande empresário também precisa de auxílio. Temos que abrir o mercado, que a população tenha mais opção de compra, para que o dinheiro fique aqui em Cambé. Temos que também fomentar a economia solidária, a ACIC pode ser uma parceira nisso. Outra ação importante é promover incentivos fiscais para abrir o mercado para quem quer investir na cidade. Temos que valorizar as pessoas e comerciantes que estão aqui para que fiquem em Cambé e também atrair empresas que posam fazer Cambé se desenvolver ainda mais”.

Paulo Soares

“Desenvolvimento local deve ser pensado em duas vertentes: precisamos manter quem está aqui e atrair novas empresas. E pensando nisso, vamos implementar o Projeto Cambé-100 anos, esse, é um Projeto que defende um Fórum Permanente de Debate em relação ao desenvolvimento da cidade em Cambé. Esse Fórum não pautará somente minha gestão, mas a própria secretaria municipal de desenvolvimento. Outra ação importante é criar o “Compras Cambé”, Programa que incentivará o setor comercial e industrial da cidade criando a cultura do morador comprar na sua própria cidade”.

Rômulo

“Vamos criar o Programa “Cidade Empreendedora”, que tem suas diretrizes, mas será construído ao longo do tempo. Esse é um programa de acolhimento a quem já está investindo em Cambé e a quem quer vir investir em Cambé. Isso passa pela modernização, desburocratização da prefeitura e sabemos que teremos uma tarefa legislativa forte, por que teremos que deixar a legislação mais contemporânea para que ela atinja os desafios de Cambé. Fazer uma união das secretarias de Obras, Planejamento e da Fazenda, vamos digitalizar. Criar um fluxo digital na cidade, para que o empreendedor que quer vir investir na cidade ele tenha agilidade no procedimento”.

A ACIC salienta que o pleito municipal é decisivo para o futuro de Cambé e orienta que cada munícipe cumpra seu papel como cidadão escolhendo o candidato que segundo sua opinião está melhor preparado para assumir o compromisso de cuidar do município. “Pesquise os candidatos e compareça a eleição. Para que possamos esperar por um futuro melhor, é necessário participar deste momento tão importante “, afirma o presidente da ACIC, Pedro Mazei.

Confira as redes digitais da Associação Comercial e Empresarial de Cambé (ACIC): @aciccambe
 https://ptbr.facebook.com/aciccambe/
 https://www.aciccambe.com.br/

________________________________________________________________
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.