Advogada Dra. Jessica Galvani fala sobre a retomada da prova de vida no INSS

Os benefícios poderão ser bloqueados a partir desse mês, caso o segurado não realize a prova de vida conforme o calendário divulgado na portaria.

0

A prova de vida é realizada todo ano, para que os segurados da Previdência Social comprovem que ainda estão vivos, a fim de garantir o pagamento do benefício.

No dia 26 de fevereiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou a suspensão da obrigatoriedade da prova de vida para aposentados e pensionistas até o mês de abril de 2021, retomando sua obrigatoriedade a partir de maio de 2021, entretanto, a Portaria nº 1.299/21 adiou para mais um mês.

Sendo assim, o calendário da prova de vida do INSS vai iniciar esse mês (junho/21) para os segurados que deveriam ter feito o procedimento nos meses de março/ abril de 2020, em julho para os meses maio/ junho e assim sucessivamente.

Lembrando que, os benefícios poderão ser bloqueados a partir desse mês, caso o segurado não realize a prova de vida conforme o calendário divulgado na portaria.

Fique atento ao calendário, para acessá-lo basta clicar no link da Portaria nº 1.299/21:  https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.299-de-12-de-maio-de-2021-319592908

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.