img_20161118_1443420414Seguindo a linha de trabalho que incentiva os alunos a participarem de atividades que promovem a cultura e a educação, a Secretaria Municipal de Educação apoiou as Escolas Municipais e suas equipes a inscreverem seus alunos no concurso “Pequenos Jornalistas”, programa da Folha Cidadania, projeto de responsabilidade social do Grupo Folha de Comunicação,que chegou a sua 10 ° edição, neste ano.
E, no dia 18 de novembro, foi realizada a premiação do concurso, que contou com a participação de mais de 180 redações, enviadas por alunos do quinto ano de 23 Escolas Municipais de cidades como: Londrina, Cambé, Assaí e Jataizinho.
E, mesmo com ampla concorrência, o aluno Miguel Eduardo Nazario Dalécio,de 11 anos, da Escola Municipal Padre Symphoriano Kopf, de Cambé conquistou a primeira colocação no concurso. Segundo Miguel, quando ele soube que sua turma participaria do concurso, ele passou a observar ainda mais os meios de informação para saber como colocar sua idéia no papel “ conversei muito com  minha mãe e também passei a assistir mais TV e também a prestar mais atenção as propagandas. Queria fazer uma redação interessante”.
E, de acordo com Natasha Rodrigues Polizzel, a professora do 5° ano da Escola Municipal Padre Symphoriano Kopf, todos os seus alunos atingiram a meta da Escola,que era de estimular os alunos a praticarem a escrita e a criatividade “Atividades que fogem àquelas previstas no currículo escolar trazem estímulos aos alunos que ficam empolgados com novos desafios”.
De acordo com a organização do concurso, os textos foram apreciados por uma comissão composta por alunos-tutores do curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná, com a supervisão da coordenadora do curso, Lilian Souza, que avaliou os critérios de originalidade (ideia apresentada e os meios encontrados pelo aluno para expressá-la); desenvolvimento (se o aluno conseguiu transmitir a mensagem pretendida); correção ortográfica (identificação de erros de concordância, ortográficos e a linguagem utilizada); e senso crítico (exposição do tema e relevância social). E, ainda segundo a organização, após toda essa avaliação, uma equipe formada por jornalistas da Folha de Londrina escolheu os vencedores de cada cidade, bem como a classificação geral do concurso.
Segundo a Secretária Municipal de Educação Claudia Aparecida Paschoal de Souza e a Diretora da Escola Municipal Padre Symphoriano Kopf Dulcinéia Bortotto Spina, os alunos continuarão a ser incentivados a participar de atividades que promovem a educação, a leitura e a criatividade, como foi o caso deste concurso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.