Durante cinco meses treze alunos de Cambé se encontraram toda semana para discutir um assunto pouco comum entre jovens de 14 a 18 anos, a agricultura. Eles são a mais nova turma de formandos do Projeto Jovem Agricultor Aprendiz do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Sindicato Rural de Cambé. Durante os encontros, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas sobre pecuária, silvicultura, sanidade vegetal, conservação de solo, gestão rural e gestão pessoal. A formatura da turma 2010 foi na sede do Sindicato Rural de Cambé, local que também serviu de base do Projeto.
O Projeto Jovem Agricultor Aprendiz tem por objetivo suprir a necessidade de qualificação profissional no meio rural e despertar nos jovens o interesse pelas atividades no campo. Para Ana Gabriela de Lima, uma das formandas do projeto, o curso foi uma experiência gratificante. “Morei na fazenda durante muitos anos e as aulas foram muito proveitosas. Durante as visitas técnicas pude relembrar a vida no campo e aprofundar meus conhecimentos sobre a agricultura”, afirma ela.
Segundo a secretária de Educação, Cláudia Aparecida Paschoal de Souza, a essência do projeto é resgatar o carinho e a valorização do trabalho agrícola. “Hoje em dia não há incentivo para o trabalho rural. Quando os alunos vivenciam temas como agricultura sustentável, sucessão familiar, gestão pessoal, eles acabam criando um respeito e carinho pela agricultura”, declara a secretária.
Cláudia Paschoal de Souza afirma que pretende continuar com a parceria com o Senar para abrir mais turmas do curso. “O sucesso do Projeto Jovem Agricultor Aprendiz é uma inspiração para continuarmos com essa experiência, dando grande oportunidade para outros jovens da cidade”.
O Curso teve a supervisão de Arthur Piazza Bergamini do Senar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.