Aulas em formato híbrido serão retomadas em Cambé a partir desta terça-feira ( 23)

Saiba quais foram os preparativos efetuados pelas escolas municipais para o retorno das atividades

0

A manhã desta segunda-feira (22), foi de movimento no Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Daisaku Ikeda- um dos 26 Centros de Educação Infantil geridos pelo Município- com a visita do prefeito de Cambé, Conrado Scheller, da secretária municipal de educação, Estela Camata, do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Lima e da imprensa regional. Para expor à sociedade quais serão as condições que as escolas receberão os alunos na retomada às aulas na cidade, que se iniciam amanhã (23),tanto para a Rede Municipal de Ensino como para as escolas particulares, as autoridades presentes passaram por cada cômodo do Centro Educacional e junto da diretora do Cmei Dr. Daisaku Ikeda, Maria Isabel Barusso, conferiram os preparativos.

Segundo a secretária municipal de educação, Estela Camata, o retorno às aulas acontece após muita pesquisa e interação com os pais dos alunos. “A secretaria municipal de educação ao longo de todo o ano passado, e também em 2021, manteve contato com as escolas e consequentemente com os pais de alunos. Aplicamos uma pesquisa para saber a opinião e a necessidade dos pais sobre o retorno das aulas, e baseados nos dados colhidos, entendemos que promover o retorno das aulas em formato gradativo, aplicando todos os protocolos sanitários, seria o melhor”. Ainda de acordo com Camata, cada Cmei conta com uma realidade pois possui um tipo de espaço físico.” Cada escola possui uma metragem, um tipo de infraestrutura, com isso, o número de alunos varia de escola para escola dentro das salas de aula , mas todos os Cmei ‘s contarão com medidas sanitárias que proporcionarão o menor contato possível entre os alunos”.

Sobre o andamento das aulas, o prefeito de Cambé, Conrado Scheller, salienta que o processo de retorno às aulas, será efetuado com acompanhamento total por parte da Prefeitura. “A secretaria municipal de Educação estabeleceu um canal direto com a secretaria municipal de saúde para que haja um monitoramento instantâneo sobre as condições das crianças e dos professores. Os próprios diretores dos Cmeis vão monitorar o andamento das aulas e continuarão em contato com a secretária municipal de educação, que contará com uma equipe exclusiva para ir monitorando tudo junto com o Comitê de Combate ao Covid-19 da cidade”. Outra pauta abordada pelo prefeito foi a questão da importância da participação dos pais dos alunos no retorno às aulas. “O termo de compromisso que os pais que optaram por mandar seus filhos às aulas assinaram, não é um termo de responsabilidade que ele vai deixar o filho na escola e o que acontecer é responsabilidade dele. Não é isso! É que se o pai ou a mãe percebeu que o filho tá gripadinho, então, que ele não mande o filho para a escola. Se tem alguém do convívio da criança com diagnóstico positivado, então que não mande. O termo de responsabilidade é sobre os pais ficarem atentos aos sinais do seu filho”.

Quem também esteve na visitação ao Cmei Dr. Daisaku Ikeda, foi o vereador e presidente da Câmara Municipal, Dr. Fernando Lima. De acordo com Lima, os vereadores também estarão atentos ao andamento do retorno às aulas na cidade. “Juntamente com a secretaria municipal de Educação, com o executivo, para que a gente dê mais tranquilidade aos pais, aos alunos, às nossas crianças, para que todos percebam que o processo de retomada à escola está sendo feito com segurança, os vereadores estarão sempre atentos ao processo de volta às aulas nas escolas de Cambé”. Outra informação dada pelo presidente da Câmara, foi de que provavelmente os vereadores optarão por fiscalizar os processos de sanitização dos Cmei’s às segundas-feiras. “Aproveitando a sistemática criada pela secretaria de Educação, em que as aulas serão de terças às sextas-feiras, vou conversar com meus demais colegas para que as fiscalizações, os monitoramentos sejam feitos às segundas-feiras quando não haverá criança na Escola, quando será o dia de limpeza das Escolas”.

Sobre a retomada das aulas no CMEI DR. Daisaku Ikeda

Segundo a diretora do Cmei, Maria Isabel Barusso, as turmas foram escalonadas e serão apenas de seis a sete crianças por turma. “Nós preparamos as turmas de maneira que sejam de seis a sete crianças por sala de aula, durante quatro dias na semana recebam conhecimento. Nós escalonamos essas turmas, por exemplo, a turma do Infantil 5 tem 12 alunos matriculados, uma semana vem metade desses alunos, na outra semana vem a outra metade”. A Diretora informou ainda, que para que não haja aglomeração e preocupação dos pais na hora de levar e buscar os filhos, os horários foram estendidos. “Disponibilizamos horários diferentes de entrada e saída entre turmas no período da manhã, com intervalos de 10 a 15 minutos entre uma turma e outra para evitar aglomeração na porta das”.

E por fim, salientou que a Escola adotou tomas as medidas indicadas pela secretaria estadual de Saúde (Sesa) no que diz respeito aos cuidados sanitários. “Nós já disponibilizamos os tapetes sanitizantes, faremos aferição da temperatura em todos os alunos, disponibilizamos álcool em gel no totem na entrada da Escola, e todas as salas de aula contam também com dispenses munidos de álcool em gel, os banheiros estão preparados, o pátio também foi preparado. Nós preparamos a Escola para que os alunos estejam realmente seguros aqui dentro”.

Confira como será a retomada da escola municipal de seu filho (a) , caso ele(a) esteja matriculado na Rede Municipal de Ensino, pelo telefone: 43-3174-0253 .

________________________________________________________________
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.