A avenida dos Pioneiros, na altura do prédio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na região leste de Londrina, está mais bonita com a rotatória que recebeu flores, iluminação especial e a instalação de um espelho d’água.  Este foi o resultado da parceira da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e MRV Engenharia, que aderiu hoje (dia 14), ao programa Boa Praça. A empresa adotou o local em troca da exploração de publicidade e será a responsável por aquela rotatória pelos próximos três anos.

O prefeito Marcelo Belinati, que participou da solenidade que oficializou a adesão ao programa pela empresa, hoje à tarde, disse que as parcerias do programa Boa Praça garantem uma cidade mais bonita porque oferta a um espaço público a conservação e oportuniza a Prefeitura cuidar de outras áreas.

Marcelo agradeceu à MRV Engenharia pela parceria com a cidade. “Não é somente a rotatória, mas é um investimento imobiliário que vai gerar 2.500 empregos e vai valorizar toda uma região da cidade”, declarou.

O prefeito falou que estes investimentos representam o esforço para reconstrução da cidade, com o destravamento da economia e a geração de emprego e renda. Ele citou o Compras Londrina, que será lançado em breve pelo Município; o corte de comissionados;  a economia com os contratos; o Banco do Empreendedor e a modernização da Lei de Industrialização, que é de 1993.

O presidente da CMTU, Moacir Sgarioni, lembrou que este foi o primeiro acordo firmado depois que a atual gestão da CMTU reformulou o Boa Praça. Quando foi criado, em 2015, o programa previa apenas a realização de manutenções básicas, deixando a critério dos interessados a proposição de benfeitorias para as áreas cedidas. Agora, há a exigência do plantio de plantas perenes – mais resistentes às variações climáticas e com ciclo de vida maior – num perímetro de pelo menos 15% do espaço. Outra condição para as novas adoções é a pintura dos meios-fios do entorno na cor branca.

O objetivo das alterações é incrementar os cuidados mínimos a serem feitos pela iniciativa privada nos logradouros públicos. “A intenção é que, com essas mudanças, os empresários não executem somente o corte do mato, mas promovam também o ajardinamento e o embelezamento do local, contribuindo para tornar a cidade mais bonita e harmoniosa”, explicou o presidente da CMTU.

Participaram da solenidade diversas autoridades, entre eles os vereadores Rony Alves e Felipe Prochet; o coordenador da Região Metropolitana de Londrina, Marco Antonio Santi e representantes da MRV Engenharia: o gestor de Desenvolvimento Imobiliário do Paraná, Stefan Winter; o coordenador de Obras da MRV Londrina, Kalel Costa Aiashi; Julius Carneiro e Douglas Timóteo Vieira e Tania Belickas.

O programa – Viabilizado pela Lei Municipal nº 10.966/2010 e Decreto nº 1257/2015, o Boa Praça tem como objetivo promover a participação da sociedade na urbanização, nos cuidados e na manutenção das áreas verdes, em parceria com o poder público. Outro propósito do programa é conscientizar a população sobre a importância desses espaços para a qualidade da vida urbana, fomentando a noção de responsabilidade solidária entre o Município e a coletividade.

Podem adotar praças, canteiros, jardins, parques e outros logradouros empresas, cidadãos e até mesmo grupos de pessoas. Para formalizar o pedido, o interessado pessoa física deve apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e a proposta de ação para o lugar escolhido. O modelo da carta de intenções está disponível para download no site da CMTU, no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br. Além da descrição dos cuidados propostos, no caso de pessoa jurídica, é necessário entregar também cópia do ato constitutivo ou contrato social da empresa, cópia da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e cópia dos documentos pessoais do responsável legal.

Fotos: Vivian Honorato

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.