Governador Beto Richa participa das comemorações de 60 anos do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em solenidade no Museu Oscar Niemeyer. Curitiba, 12/04/2017. Foto: Orlando Kissner/ANPr
Governador Beto Richa participa das comemorações de 60 anos do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em solenidade no Museu Oscar Niemeyer.
Curitiba, 12/04/2017.
Foto: Orlando Kissner/ANPr

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) comemorou, nesta quarta-feira (12), 60 anos de atuação no Paraná com cerimônia no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador Beto Richa participou do evento e enfatizou a atuação do Batalhão para a preservação do meio ambiente.

“Temos do dever de mudar o nosso comportamento para entregarmos o mundo às futuras gerações ao menos igual àquele que recebemos. O Batalhão Ambiental é essencial para despertar essa conscientização, colocando em prática a política comunitária adotada pela Polícia Militar”, disse.

O Batalhão é formado por cinco companhias, com 31 bases de atendimento à comunidade e grupo especializado da Ronda Ostensivas Tático Móvel Ambiental (Rotam) . Além de executar ações pontuais de prevenção e controle aos crimes contra o meio ambiente, desenvolve campanhas e ações ambientais periódicas em parceria com a comunidade.

“O Batalhão representa um compromisso com os nossos principais biomas e com o nosso futuro. Como o Paraná é um Estado com fauna e flora diferenciados, a relevância desta unidade é muito grande e, graças ao apoio integral da comunidade, a atuação nunca parou de crescer”, declarou o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortatto.

De acordo com o comandante do BPMA, tenente-coronel César Lestechen Medeiros, o Batalhão elabora ações de reeducação das comunidades para despertar a consciência sobre as situações de risco com o meio ambiente. “Buscamos resgatar esses valores porque o ambiente em equilíbrio favorece a qualidade de vida da população”, disse.

FORÇA VERDE MIRIM- Além dos 60 anos do Batalhão, a cerimônia serviu para celebrar os 10 anos do projeto Força Verde Mirim, que atende crianças e adolescentes de comunidades carentes, para despertar a responsabilidade com o meio ambiente. O projeto iniciou em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, e desde a sua criação já formou cerca de dois mil alunos em todo o Estado.

Leonardo Mateus, 18 anos, foi aluno da primeira turma da Força Verde Mirim e destacou os resultados do projeto em sua vida. “Levei o conhecimento adiante, ensinei pais e amigos o que é responsabilidade social e preservação ambiental e, principalmente, o consumo consciente da água”, afirmou.

HISTÓRIA- O BPMA foi criado em 04 de abril de 1957 como Corpo de Polícia Florestal. Em 1976, a unidade tornou-se Batalhão de Polícia Florestal (BPFLO), ampliando sua estrutura com o aumento de efetivo e instalação de postos em todo o Paraná. No ano de 2005 tornou-se oficialmente Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde e passou a ter quatro companhias nas diferentes regiões do Estado.

HOMENAGENS – Durante o evento foram concedidas homenagens a pessoas da sociedade civil e militar que contribuíram com as causas ambientais e ações do BPMA. A Medalha de Mérito Ambiental foi criada em 2012 é a maior honraria da corporação. Também foram entregues moedas comemorativas forjadas especialmente para a data. Entre as personalidades homenageadas estão o governador Beto Richa, os secretários de estado de Meio Ambiente, Antônio Carlos Bonetti; de Segurança Pública, Wagner Mesquita; o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortatto; a Chefe do Estado-Maior, coronel Aldilene da Rosa, entre outros. O deputado Rasca Rodrigues prestigiou a cerimônia.

Confira a lista completa dos homenageados nos

60 anos do Batalhão de Polícia Militar Ambiental

Civis:

Governador Beto Richa

Secretário de Estado de Segurança Pública, Wagner Mesquita

Secretário de Estado do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti

Vice prefeito de Sertaneja, Samuel Carlos do Prado

Procurador de Justiça, Alberto Veloso Machado

Promotora de Justiça, Carolina Dias

Promotora de Justiça, Carla Venâncio

Diretor de meio ambiente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Paulino Mexia

Diretora-geral da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Maria Helena Paes

Engenheiro ambiental, Valmir Detzel

Militares

Comandante-geral da PM, Cel. Maurício Tortato

Chefe do Estado-Maior da PM, Cel. Aldilene da Rosa

1º Comandante do BPMA, Nelson Gracher

Cap. José Bernardo Monn

Subtenente Nelson Mansani

Subtenente Claiton Roberto Compadre

Subtenente Wilson Antonio Ferreira

1º Sargento Celson Tzezicuca

1º Sargento Antônio Carlos da Silva

2º Sargento Edimar Frisso

Sargento Marcelo Kosteczka

Soldado Adriano César Silvestre

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.