telexfreeOs cerca de 1,2 milhão de brasileiros que mantêm negócios com a TelexFREE e a BBom, ambas acusadas pelo Ministério Público de praticar o crime de pirâmide financeira, têm mais um motivo para se preocupar: o bloqueio dos bens das empresas pode demorar ainda um ano, até que a justiça finalmente decida o futuro das duas.
A previsão é da procuradora da República de Goiás, Mariane Guimarães, e foi dada ao site de VEJA. Em nota, a TelexFREE respondeu que espera uma solução para o caso ainda este ano (veja íntegra da nota ao final).

“Sendo bem positiva, ela (a decisão) deve sair nesse prazo de um ano. Pode ser até mais”, disse Mariane, que atua na força-tarefa criada pelo Ministério Público para dar conta dos crimes de pirâmide em todo país. Ela responde diretamente pelo processo da BBom com outros dois procuradores.

Em resposta, a TelexFREE questionou ainda o pronunciamento da procuradora sobre um processo que corre em segredo de justiça no Acre.

Desde junho e julho, TelexFREE e BBom estão, respectivamente, proibidas de comercializar produtos, agregar vendedores à rede e – o que tem causado inúmeros protestos pelo país – pagar aos associados.

A previsão da procuradora significa que os bens ficariam bloqueados até meados de 2014, a não ser que as companhias consigam reverter as medidas judiciais, que têm hoje caráter preventivo.

O judiciário ainda não decidiu, mesmo em primeira instância, se as duas de fato se mantém por um esquema financeiro insustentável.

Considerado crime contra a economia popular (Lei 1.521/51), a pirâmide se caracteriza como a manutenção de um negócio pela adesão constante de novos filiados, por meio de taxas – que remuneram a pessoa que indicou, além da empresa – e não pela venda de produtos, tidos apenas para dar ar de legalidade ao negócio.

No momento, mais de 30 empresas são investigadas no Brasil apenas pelo MP.

Mais uma na lista

Recentemente, a Priples também teve os bens bloqueados na Justiça.

Ela, assim como a TelexFREE e a BBom, alega praticar marketing multinível, esquema legal em que trazer novos filiados representa uma pequena ou ínfima proporção dos ganhos dos vendedores e da empresa, efetivamente mantida pela venda de produtos ou serviços.

Em entrevista à EXAME.com, a promotora que cuida diretamente do caso da TelexFREE no Acre, onde corre o processo, não quis fazer previsões sobre prazos.

“Sei que não será resolvido em pouco tempo. Isso depende também do judiciário e da parte contrária”, reconheceu Nicole Arnoldi, do MP-AC. Ela nega, porém, que o caso esteja tramitando lentamente, para desespero dos vendedores.

“Está sendo julgado de forma bem rápida. Em um mês, foram 10 recursos analisados (pelo TJ-AC). As pessoas até pedem a devolução imediata (do dinheiro investido), mas temos que respeitar o devido processo legal”, afirmou a promotora.

Veja íntegra da nota da TelexFREE:

“Causa estranheza um pronunciamento da Promotora Mariane Guimarães do Ministério Público de Goiás quanto ao processo contra a TelexFree que tramita no Acre em Segredo de Justiça, logo se houve troca de informações entre os Ministérios Público do Acre e o de Goiás, a mesma se deu de forma indevida e totalmente contra o Segredo de Justiça, cabendo, inclusive, uma reclamação junto ao CNMP. Adiante, informamos que estamos confiantes em uma solução favorável a Telexfree ainda neste ano de 2013, tendo em vista que já restou provado a sua legalidade e viabilidade econômica, bem como a ilegitimidade ativa do Ministério Público para propor ação civil pública que não envolve direito difuso ou coletivo.”

13 COMENTÁRIOS

  1. sera que este povo não ve que estão tirando o pão da boca de todos nossos filhos contas atrasadas quem vai pagar por isso senhora juiza tenho farmacia atrasada mercado luz agua fora outras contas quem vai pagar meus prejuizo deixa agente trabalhar em paz vc ta recebendo o seu salario gordo não inporta se outras pessoas tem o pão pra por na mesa ou não a senhora come so bom e do melhor todos os dias o resto que dana se

  2. EU QUERO SABER O QUE ESSES MISERAVEIS VÃO FAZER COM TANTO DINHEIRO PARADO, ACHO QUE VÃO TOMAR CERVEJA PRAIA E COMPRA APARTAMENTO DE LUCHO, EI JUIZ PARA E PENSA EU SÓ QUERO O QUE É MEU ACONTRARIO DE VOCêS LADRÃO.

  3. Boa noite amigos da bbom e telexfree .Estamos num pais de merda chamado Brasil,onde so os politicos ladroes tem vez,Onde o Presidente tem a vida envolvido com sujeira ,senadores firam ricos com a desgraça do povo,deputados estaduais desfilam em carroes,prefeitos envolvidos em maracutaias,mensaloes,dinheiro na cuecas,ihas fiscais,O nosso Brasil,sie que podemos chamar de nosso pais,Esta metido em sujeira desde o descobrimento,onde o pobre nao tem vez.voces meus amigos sabem porque,poucos sao limpos e correm atras de uma felicidade para familia,ai vem essa tal juiza que deve ser uma tremenda ladra.Roubar nosso dinheiro,querem prender nosso dinheiro para campanha polica de 2014,Isso e que golpe foi assim : presidente COLLOR ,Safado do Jose Sarnei,Outro ladrao Fernado Henrrique,que vendeu nossas riquesa a troco de estatos com a burguesia,ai veio era LULA Um presidente que pensou no pobre,mais levou uma quadrilha atras dele,ate hoje eu não vi nenhum deles ser preso e devolver o dinheiro que roubou para o pais.Juiz lalau que ja esta no quinto dos inverno.Falta Jose dirceu,Jose Genuino e muitos outros , Não podemos esperar pela justiça feita por esses ladores,temos que caçar esses filho das puta e fuzilar eles em praça publica, ai sim teremos justiça.Brasileiro pobre e Negro eles querem ver e traficar,roubar para que nos tenhamos que depender do sistema .nao podemos sair da miseria ,porque ai não vamos mais precisar de vale miseria,Bolsa desgraça e nen minha casa minha divida.temos que lutar para com essa roubalheira. FODA-SE JUIZA DE MERDA .VOA TELEXFREE , VOA BBOM.

  4. Boa Tarde a todos!
    É incrível como existe pessoas covardes e oportunistas,fica falando mal da empresa, questionam mais do nós que aderimos à empresa.Aposto que se fosse suspendido essa liminar aberrante dessa DRA hoje, todos esses medrosos abraçava a empresa.Covardes, todo investimento oferece risco, até nosso dinheiro no banco corre risco, a BOVESPA tem risco. Infelizmente temos uma grande massa da sociedade cega, diz amem a tudo, tudo esta bom… a migalha que nos sobram da para viver. FAMÍLIA TELEXFREE, não vamos recuar, a estratégia deles é ganhar tempo e quebrar a empresa, haja visto que não conseguiram provar nada até agora, não podemos esperar pela morosidade da justiça brasileira.Gente,vamos olhar as coisas além das aparências,ninguém esta preocupado com a desgraça dos outros não,Ta na cara que isso é lobby de grupos de capitalistas…vamos as ruas, só assim, se não…

  5. Boa tarde A todos!
    Família TELEXFREE, não adianta, enquanto nós ficarmos só conformando com a espera da justiça, vai ser sempre assim.Isso tudo esta tramado, eles não provam nada contra a empresa e não libera a empresa para trabalhar!!! Minha gente, vamos as ruas, vamos invadir o congresso se for preciso, isso já esta virando palhaçada com a nossa cara. É pirâmide, então prove, tudo que não é proibido perante a lei é permitido, qualquer leigo sabe disso. Minha gente,isso é lobby de grupo de capitalistas que odeiam ver as pessoas de baixa renda sair da miséria, querem vermos sempre cativos deles. Está tudo tramado entre eles para ganharem tempo na justiça na tentativa de a empresa não suporta e quebrar.

    • E isto mesmo este rebanho de urubu nao quere que nssos filhos tenha um estudo melhor ,mas nao vae vicar assim vamos as ruas congresso ,que nosso dinheiro é oque para que eles robem issi é robop queren tomar nosso dinheiro mais uma vez ja nao basta nossos impostos que pagamos par dar uma vida de milionario a estes rebanho de urubu

      • Com respeito a quem entenda de forma diversa eu tenho ORGULHO de ser brasileiro. Orgulho porque moramos em uma terra com clima ótimo, terras férteis. Quando a Vergonha das pessoas que compões os organismos que direcionam o País, não posso dizer que sinto vergonha porque esses bandidos não fazem parte do meu círculo de amizade ou de vida para que eu alimente esse sentimento. Sinto mesmo é INDIGNAÇÃO, FALTA DE RESPEITO, Subserviência com aqueles que estão no poder e arrogância com os que fora de lá estão. Indignação em abrir a página de noticias e ver que os Bancos Privados, a exemplo do ITAÚ,e outros bancos teve um lucro de 7,1 bilhão no primeiro semestre desse ano, valor esse superior ao PIB de 33 países. E isso, pelo “Justiça” “Ministério Publico” sejam Federal ou Estadual, é considerado NORMAL. Indignação de ver esses Bancos cobrarem juros capitalizados, 10% ao mês no cartão de crédito, 5% ao mês no empréstimo pessoal e inúmero outros absurdos a custa do sofrimento do trabalhador. Se eu ou você que está lendo esse desabafo fizer o mesmo que os bancos fazem, emprestar dinheiro a juros, isso é crime e somos preso por isso. Agora, quando se trata de interesses nem tão ocultos assim, isso é permitido. Uma empresa de M.M.N que em poucos meses consegue mudar a vida de muita gente e tem um faturamento fora do comum, isso é ilegal, é crime, é estranho, Instituições Financeiras que ano a ano batem recorde de lucro liquido, como dito, com faturamento superior ao PIB de 33 países, isso é comum. QUAL A SOLUÇÃO PRA ISSO TUDO? ACORDA BRASIL, a começar por mim, temos que sair debaixo da sombra e para só de reclamar e criticar,tirar sarro de seu próximo zoar a coisa é séria não defendo empresa nenhuma e sim meus amigos e companheiros de verdade que aguardam uma solução para um coisa tão simples ir às ruas, mobilizar a massa, mobilizar o povo contra toda essa indignidade. Agradeço a paciência de quem leu esse desabafo. FORÇA BRASIL, PAÍS BELO DESEJADO POR MUITOS. SEJA BELO SEU POVO E QUE BRADO SEJA RETUMBANTE, OUVIDO EM TODOS OS LOCAIS DO DE NOSSA PÁTRIA AMADA.

        • Concordo plenamente com vc meu amigo! sou da bbom e estou sendo alvo de criticas de pessoas que não acredita no marketing multinível. mas estou confiante que tudo vai dar certo em nome de Jesus, e parabéns pelo apoio que vc está dando aos seus amigos, isso prova que vc é uma pessoa do bem e que deseja o melhor pra todos Obrigado Marcio!!!

    • CONCORDO MEU CARO AMIGO EU SOU DA BBOM MAS TENHIGOS NA TELEXFREE ESSE POVO NÃO PROVAM NADA ESTÃO QUERENDO SE PROMOVER OU SE DAR BEM COM A SITUAÇÃO DE INOCENTES QUE SOMOS NÓS PORQUE ELES NÃO VÃO CONTRA MENSALÃO ENREQUICIMENTO INLICITO DE CERTO POLITICOS A MAIORIA PORQUE NAO INVESTIGAM AS CORRUPISSÕES QUE TEM DE MONTE ISSO É DEFENDER A DEMOCRACIA E NÃO VIR TIRAR A FELICIDADE DE MUITOS EU ESTAVA EU VI COM MEUS OLHOS AMIGOS MEU SE DAREM BEM PESSOAS QUE MALE MAL TINHA UMA MOTINHA PARA ANDAR HJ TEM SUA CASA PRÓPRIA SEU CARRO PRÓPRIO É FELIZ PORQUE EMPRESAS ASSIM COMO A BBOM E A TELEXFREE DERAM A ELES DIGNIDADE E SUSTENTABILIDADE E VEMOS MAIS UMA VEZ A JUSTIÇA ATRASADA A CÓDIGOS ANTINGOS E ULTRAPASSADO ONDE PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO PRATICA O MMN MAS AQUI AINDA SOMOS ESSA SITUAÇÃO INEFÁVEL E SEM COMENTÁRIO FICA AQUI MINHA INDGINAÇÃOO MUITO AM

  6. O governo do Acre gastou R$ 2,7 milhões com refeições só com uma empresa de alimentação. A ordem de contratação e de pagamento á empresa TAPIRI INDÚSTRIA E COMÉRCIO ALIMENTÍCIO LTDA, para fornecimento de alimentação tipo marmitex ás famílias desabrigadas pela enchente do rio Acre e que estavam alojadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco no Acre este ano, foi publicado na edição desta sexta-feira (20), no Diário Oficial do Acre e tem o valor total pelo serviço R$ 2.718.456,50 (dois milhões, setecentos e dezoito mil, quatrocentos e cinquenta e seis reais e cinquenta centavos).
    A empresa Tapirí Indústria e Comércio Alimentício LTDA é de propriedade da família do ex-secretário de saúde do município de Rio Branco, Paskal Kalil e foram fornecidos segundo a publicação, 232.345 unidades de marmitex. Confira publicação do D.O:A JUIZA DO CASO TELEXFRE E SEU MARIDO ENVOLVIDOS EM ESCANDALOS COM MARMITA ,PASMEM!

  7. (FR promotora) Ganhe Dinheiro

    Aqui em nosso site você tem acesso a todas as informações sobre a nossa empresa (Telefones, endereços, CNPJ, Nossos Serviços, depoimentos de participantes, etc.) e saberá tudo sobre esta oportunidade de obter ganhos Semanais superiores a R$ 150,00 (Cento e Cinquenta Reais) e Ganhos Mensais que rapidamente passarão dos R$1.500,00 (Mil e Quinhentos Reais)

    Acesse: https://www.frpromotora.com/44937923

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.