Cambé celebra 74 anos com avanço na industrialização e na geração de empregos

0
Divulgação/PMC
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

Cambé chega aos 74 anos neste dia 11 de outubro com motivos de sobra para comemorar. O município, que vem sendo destaque na geração de emprego, tem atraído diversas empresas de pequeno, médio e grande porte e vê a retomada econômica avançar a passos largos. Atualmente, a cidade comporta quatro parques industriais, sendo dois municipais e outros dois que foram se desenvolvendo ao longo dos anos. Os parques contam com mais de 150 empresas, de vários tamanhos e setores. No geral, Cambé tem, entre micro, pequenas, médias e grandes empresas e microempresários individuais (MEIs), mais de 13 mil números de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) inscritos.

“Temos uma vocação muito grande para a industrialização, pois estamos em um ponto estratégico no norte do Paraná, mas também oferecemos segurança jurídica a quem investe aqui, com agilidade na liberação de alvarás, desburocratização de todo o processo de implantação de empresas, auxiliamos na seleção e contratação de pessoal e estamos capacitando a população para preencher essas vagas de trabalho que estão sendo criadas. Não é à toa que estamos desde janeiro com o saldo positivo de empregos e como destaque regional nesse segmento”, aponta o prefeito Conrado Scheller.

Para Lourdes Maçolla, secretária de Desenvolvimento Econômico, a cidade oferece vantagens e benefícios para os empresários que querem abrir suas empresas. Ela destaca a facilidade para conversar com o poder público, a desburocratização, a logística privilegiada de escoamento da produção e a diversidade de segmentos empresariais da cidade.

Parque Industrial José Garcia Gimenez
O Parque Industrial José Garcia Gimenez fica localizado em um terreno de 20 alqueires na região do Jardim Ana Rosa. O parque foi fundado no começo dos anos 2000 e é o maior da cidade. Aproximadamente 50 empresas – algumas de grande porte – estão instaladas no local, comportando mais de quatro mil colaboradores.

Lourdes Maçolla destaca o impacto que esta forte industrialização tem na cidade e nas famílias cambeenses, lembrando que a cidade tem cerca de 40 mil residências. “Se pensarmos dessa forma, somente esse parque industrial atende por volta de 10% das famílias cambeenses, principalmente da região do Ana Rosa”. De acordo com ela, novas empresas já estão previstas para chegar em 2022 na região. “O Parque Industrial José Garcia Gimenez fica em uma posição geográfica estratégica, com acesso fácil à PR-445 e aos portos de Paranaguá e Santos, os principais do Brasil”, frisa a secretária.

Parque Industrial São Jorge
O Parque São Jorge fica na região do Parque Residencial Manela e comporta mais de 40 empresas no local. A região ainda conta com três empresas de grande porte e outras menores, mas que juntas empregam mais de duas mil pessoas. “Esse foi o local em que começou a industrialização do município de Cambé, foi o primeiro passo para a cidade ser o que é hoje”, destaca Maçolla. O parque também conta com uma logística privilegiada, pois fica nas margens da BR-369 e bem próxima de uma rodovia estadual.

Distrito Industrial Tarobá
O Distrito Industrial Tarobá fica às margens da BR-369 – próximo das obras para a construção do Viaduto do Bratislava – e foi se consolidando sozinho. O local comporta mais de 30 empresas que foram chegando gradativamente, empregando hoje cerca de mil pessoas.

Parque Industrial Jehovah Almeida Gomes
O Parque Industrial Jehovah Almeida Gomes é atualmente o núcleo empresarial da cidade e está em plena expansão. O parque, junto com as empresas que ficam nas margens da Avenida José Bonifácio – saída para Rolândia –, vem atraindo diversas firmas do setor agroindustrial, que tem crescido muito nos últimos anos na cidade.

Um exemplo é a Brandt do Brasil, que chegou à cidade em julho. A empresa de fertilizantes norte-americana está presente em mais de 65 países e está há seis anos no país – com uma primeira unidade em Olímpia, São Paulo. A expectativa é de gerar pelo menos 100 empregos diretos e quadruplicar a produção nacional de insumos. A sede terá 70 mil m² de área total, sendo 22 mil m² de área construída.

Além de empresas gigantescas, o parque comporta também um intermodal ferroviário, contribuindo para o escoamento de produtos para o Porto de Paranaguá e possibilitando o crescimento da região. O local também é lar de duas cooperativas. Com mais de 30 empresas e número de funcionários superior a dois mil, o parque já conta com novas sedes de empresas em construção. “Uma área da José Bonifácio vai receber um parque industrial privado, com a previsão de começar os trabalhos já em 2022”, explica Lourdes Maçolla.

Desburocratização
Para Gabriel Cândido, secretário de Fazenda, uma das características que também atraem os empresários para Cambé é a rapidez na emissão de alvarás para a abertura de novas empresas. A cidade gasta em média um dia e quatro horas para liberar um alvará de licença, uma média baixa se comparada à média paranaense (um dia e 15 horas) e brasileira (três dias e uma hora). Para agilizar ainda mais esse processo, a Secretaria de Fazenda, em parceria com a Secretaria de Captação de Recursos, recebeu três novos tablets no começo de agosto para auxiliar no trabalho dos fiscais da pasta.

Cândido ressalta que os equipamentos vão permitir que os alvarás de licença sejam liberados ainda mais rápido, favorecendo a abertura de empresas no município. “Nossa expectativa é reduzir mais ainda esse tempo, favorecendo os novos empresários e também agilizando o nosso trabalho”, pontua.

A abertura de novas empresas favorece a economia local e gera mais empregos, o que tem sido um ponto forte da cidade neste ano. Só nos sete primeiros meses de 2021, a geração de emprego na cidade cresceu 8,7%, enquanto que nos doze meses de 2020 o aumento foi de 4,43%. No mesmo período, Londrina cresceu 3,64%, o Paraná 4,82% e o Brasil 4,7%.


No total, foram 7.575 admissões contra 5.667 demissões, resultando em um saldo positivo de 1.908 novas pessoas empregadas. A cidade atualmente conta com 23.830 pessoas trabalhando com carteira registrada. Os setores que vêm mais se destacando são a indústria e o comércio.

A comunicação com a Agência do Trabalhador – setor responsável por fazer a intermediação entre o empregador e o candidato – é fundamental para quem quer encontrar um emprego. Visando agilizar esse atendimento, a Agência do Trabalhador de Cambé disponibilizou um número de WhatsApp para atender à população. José Aparecido Rolim, secretário de Trabalho, explica que o atendimento feito pelo aplicativo de mensagens tornou o trabalho mais eficiente. “Nós conseguimos auxiliar as pessoas quanto às vagas de emprego, seguro desemprego, cursos e carteira de trabalho. Antes, as pessoas tinham que sair de casa, vir até aqui, fazer o cadastro para uma vaga de emprego, por exemplo, agora é só nos mandar uma mensagem”, esclarece. O atendimento funciona das 8h às 18h e o número para contato é 3174-0443.

Via: Assessoria de Imprensa/PMC

---------------------------------------------------------------------

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.