Nesta peça ressaltamos uma triste estatística do trânsito no Brasil: o número alarmante de mortos por conta de acidentes de trânsito.

Segundo dados oficiais do sistema DPVAT foram 41 mil mortos em 2017, última estatística disponível. Além do impacto do número extremamente alto, também destacamos que, do total de vítimas, 52% tinham idade entre 18 e 34 anos, ou seja, são considerados jovens.

Isto significa dizer que, somente em 2017, mais de 21.300 jovens morreram em acidentes de trânsito no Brasil. O sistema DPVAT também indica que 95% dos acidentes de trânsito são consequência da imprudência ou imperícia de um dos condutores envolvidos.

Reforçando essa informação, o Observatório Nacional de Segurança Veicular (ONSV), pontua que os acidentes não acontecem simplesmente, mas são frutos de escolhas e comportamentos inadequados e arriscados. Segundo a entidade, a maioria dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção, ou seja, poderiam ser evitados.

Uma das formas de buscar a prevenção dos acidentes de trânsito é a conscientização de condutores e da população como um todo.
Nesse sentido foi criada a campanha Maio Amarelo, que em 2019 traz como tema No Trânsito o Sentido é a Vida, frase que propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, para optarem por um trânsito mais seguro.

A Divisão de Educação para o Trânsito do Departamento de Trânsito da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Cambé participa da campanha Maio Amarelo através de um conjunto de peças educativas próprias, elaboradas e desenvolvidas dentro da temática da campanha nacional.

Nosso trabalho tem como objetivo criar, a médio e longo prazos, a consciência de que um trânsito mais seguro, humano e cidadão para todos nasce das atitudes, escolhas e comportamentos de cada um de nós. Todos os dias.

Nosso principal objetivo é prevenir acidentes e salvar vidas.

Participe, opine e compartilhe nossas peças educativas.

Departamento de Trânsito de Cambé

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.