medicos_cubanosOs três médicos selecionados na segunda fase do Programa Mais Médicos que irão atuar em Cambé foram apresentados ontem, 4 de novembro, ao prefeito João Pavinato. A cidade conta agora com quatro médicos do programa, dois brasileiros e duas estrangeiras. As médicas cubanas Ilda Yanes Domingues e Hiyolexis Fernandez Espinosa chegaram ao Brasil junto dos outros médicos estrangeiros encaminhados para a região. Saulo Cerazi Bruzatti, médico brasileiro graduado no Paraguai, se juntou ao corpo médico na última quinta-feira, 31 de outubro. A médica Amanda Sodré, natural de Londrina, foi selecionada na primeira fase do programa do Governo Federal e está atuando na Unidade 24 Horas desde setembro.
Durante a semana, os novos médicos, que estão aguardando o registro do Conselho Regional de Medicina, vão conhecer a rede municipal de saúde e os protocolos de atendimento do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Cambé. Os médicos também participara de uma capacitação adicional dois dias em Londrina.
Segundo a secretária municipal de Saúde Pública, Alessandra Garcia Gonzáles Vaz, os médicos vão atuar em sistema de rodízio para uma melhor adaptação à rede de saúde de Cambé e o cronograma de atendimento não será totalmente fechado para que melhorias possam ser feitas ao longo do tempo.
Os médicos também conheceram a sede da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a médica Hiyolexis Fernandez Espinosa, o clima é de empolgação. “Vim para trabalhar, a força de vontade é muito grande em mim e em meus colegas, já verificamos que teremos respaldo para nossos afazeres”, afirma a cubana natural de Ciego de Ávila.
De acordo com o Prefeito João Pavinato, Cambé aderiu ao Programa Mais Médicos por saber da capacidade dos médicos encaminhados para a região “Os profissionais que estão nos sendo encaminhados já acumulam anos de experiência em alguns casos e poderão contar com uma estrutura propícia para trabalhar. Cambé só tema ganhar com essa novidade”. A cidade conta hoje com 11 Unidades Básicas de Atendimento, duas Unidades Básicas da Família e duas Unidades Básicas 24 horas.
O Mais Médicos foi lançado em julho pelo Governo Federal com o objetivo de acelerar investimentos em hospitais e unidades básicas de saúde, além ampliar o atendimento em saúde básica com a contratação de médicos formados fora do país. Segundo o Ministério da Saúde, o programa terá mais de 13 mil médicos até março de 2014.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.