Atual campeã paranaense, Helen Ramazzotte, de Arapongas venceu na categoria xadrez relâmpago 12 - 14 anos
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
O xadrez relâmpago foi a primeira modalidade a revelar os primeiros classificados para a fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS). As categorias 12 – 14 e 15 a 17 anos, no masculino e feminino já têm os primeiros classificados. Tênis de mesa também iniciou na manhã desta quinta-feira e podem revelar ainda no primeiro dia de competições da fase macrorregional, quais são os primeiros classificados para a última fase dos JEPS.
As disputas de xadrez acontecem no Centro Cultural de Cambé. No feminino categoria 12 – 14 anos, a atual campeã paranaense Helen Ramazzotte Monteiro, do Colégio Estadual Emílio de Menezes, de Arapongas, classificou-se em primeiro lugar. A segunda vaga ficou com Maria Luiza Romagnollo Regolin, da Escola Santa Maria Madalena Postel, Manoel Ribas.
As vagas no masculino, na mesma categoria, ficaram com Luiz Matheus da Silva, da Escola Educativa Teens, de Londrina (campeão) e com Leonardo Dal Pozo Cardoso, do Colégio Estadual Emílio de Menezes, de Arapongas.
No feminino categoria 15 – 17 anos, Maíra Rita Mandu Antoneli, do Colégio Estadual Professora Reni Correia Gamper, de Manoel Ribas ficou com a primeira vaga e Bianca Maria Lopes, do Colégio Sesi, de Arapongas, com a segunda.
Na mesma categoria, no masculino, o campeão, que foi classificado para a próxima fase, foi Augusto Felipe Moura de Souza, do Colégio Estadual Olavo Bilac, de Ibiporã. Nathan Souza de Carvalho, do Colégio Estadual Machado de Assis, de Sertanópolis, ficou em segundo lugar.
Xadrez relâmpago já definiu os classificados para a fase macrorregional dos JEPS
HERANÇA — A enxadrista Helen Ramazzotte Monteiro, do Colégio Estadual Emílio de Menezes, de Arapongas, que venceu no xadrez relâmpago 12 – 14 anos, na fase macrorregional de Cambé, traz no sangue a herança da família, que pratica a modalidade há vários anos e incentiva os filhos e sobrinhos a adotarem a mesma prática. Com 14 anos, Helen está se despedindo da categoria e no ano que vem vai disputar numa nova categoria, com jogadores mais experientes.
Mas, experiência não lhe falta. Ela é a atual campeã paranaense de xadrez, em título conquistado nesse ano, em São José dos Pinais; no ano passado ficou em terceiro lugar na categoria relâmpago, nos JEPS e venceu as fases regional e macro; ainda em 2018 ela foi campeã sulamericana dos Jogos Escolares, quando competiu em Foz do Iguaçu. Em 2017, o desempenho não foi muito diferente: disputou o mundial em Poços de Caldas e a pouca experiência falou mais alto. Mas, como todo brasileiro, ela não desiste. Treina cerca de 90 minutos diariamente para melhorar o desempenho e conquistar outros títulos no xadrez, para chegar a Grande Mestre.
Tradição para isso não falta. Helen é treinada pela mãe, Ana Carla e pelo tio, Alexandre. A prima dela, Ester, é tetracampeã brasileira na categoria convencional e o irmão, Samuel, é duas vezes campeão brasileiro. Detalhe: os dois têm apenas nove anos. Pelo jeito, tradição, disciplina e empenho podem ser as principais armas desta enxadrista de 14 anos, que disputa a fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná, em Cambé.
TÊNIS DE MESA — O tênis de mesa também já iniciou as disputas na manhã desta quinta-feira, em Cambé. Já foram disputadas as modalidades masculino e feminino, dupla e individual, 12 – 14 e 15 – 17 anos. A atração do tênis de mesa é Joon Shin, que quer representar o Brasil nas Olimpíadas do Japão, em 2020.

Disputas de tênis de mesa também movimentam a manhã de quinta-feira, em Cambé

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, com apoio da Prefeitura de Cambé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.