Cambé sediou a última reunião mensal da Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema) em 2010. O evento foi realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz, onde os prefeitos da microrregião aprovaram e assinaram uma moção de apoio aos dois deputados da região que a partir de janeiro integram o secretariado do governador eleito Beto Richa.
O deputado estadual Durval Amaral e o deputado federal Luiz Carlos Hauly são de Cambé. Durval assume a Casa Civil e Hauly será o secretário de Estado da Fazenda, cargo que ele já ocupou no governo de Alvaro Dias.
O presidente da Amepar, Almir Batista dos Santos, apresentou aos participantes números em relação à CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira).
De acordo com o estudo apresentado pelo presidente da entidade, caso a CPMF volte a vigorar na forma de contribuição, os municípios apenas perdem porque a arrecadação é exclusiva para a União. Os ganhos das prefeituras somente ocorrerão quando o governo federal investir de fato nas áreas que podem ser contempladas com a arrecadação da CPMF. Até 2007, quando a contribuição vigorou, a saúde era uma das áreas que poderia ser contemplada.
Mas se a contribuição retornar na forma de imposto, os cálculos apresentados por Almir Batista dos Santos são de que a arrecadação entrarão no bolo que é repassado aos Estados e aos municípios pelo governo federal.
A próxima reunião da Amepar será na última sexta-feira do mês de janeiro. Pelo cronograma em uso, o município-sede seria Alvorada do Sul, onde deverá ser eleito o futuro presidente da entidade. No encontro de Cambé a sucessão de Almir Batista, que é prefeito de Sabáudia, não chegou a ser comentada.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.