bocaNa próxima sexta-feira, dia 17, a secretaria municipal de saúde pública, por meio da divisão de saúde bucal, lança a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca, em Cambé. A abertura da Campanha que será no Lar Infantil Marília Barbosa, à partir das 8h30, irá oferecer aos cirurgiões dentistas, auxiliares em saúde bucal e técnicos em saúde bucal ligados a prefeitura do município, um curso onde o diagnóstico das lesões do câncer de boca e a sensibilização dos profissionais quanto à importância do diagnóstico precoce serão as pautas principais.
Segundo a coordenadora da divisão de saúde bucal da cidade, Luciana Mansano Rocha o curso será ministrado pelo Dr. Fábio Ito, professor do curso de odontologia da UEL. Ainda segundo Luciana, a expectativa da prefeitura é que cerca de 100 profissionais passem pela capacitação.
“Para reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas acometidas pela doença, é necessário que haja diagnóstico precoce, que deve ser feito por meio de exame clínico dos tecidos bucais. Mas só teremos diagnóstico precoce, se os próprios profissionais da saúde forem capacitados para diagnosticarem a doença e auxiliarem na conscientização da população”, contou Luciana.
Assim, a Secretaria Municipal de Saúde de Cambé, realizará no dia 9 de maio,  exames clínicos da cavidade bucal na população acima de 60 anos em todas as Unidades de Saúde de Cambé (UBS), além de informar aos mesmos sobre os fatores de risco e também como identificar as lesões iniciais de um câncer de boca.
“O Câncer de boca é um tumor maligno, que pode ocorrer nos lábios, gengiva, bochechas, céu da boca, língua ou no assoalho da boca. E muitos hábitos da população colaboram para o surgimento dessa doença, como o fumo aliado a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, a má higienização da boca e o uso de próteses dentárias mal ajustadas também são fatores de risco, além da exposição ao sol sem proteção, no caso do câncer de lábio. A incidência da doença é maior a partir dos 40 anos, por isso no dia da campanha estaremos priorizando os exames na população idosa ”, esclarece a coordenadora da divisão de saúde bucal da cidade.
A realização dos exames será durante o dia de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra a Influenza. As UBS de Cambé abordarão os dois temas. Mais informações estão disponíveis pelos fones 3174-0212 ou 9966-7201.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.