O temporal que atingiu Londrina, no norte do Paraná, na tarde de quinta-feira (18), deixou 170 mil imóveis da cidade e da vizinha Cambé sem abastecimento de água nesta sexta-feira (19). O problema foi causado devido à falta de energia na unidade de captação de água do Tibagi.

Ao todo, a Sanepar atende 250 mil unidades consumidoras nas duas cidades.

Mesmo com o retorno da energia em parte do sistema, no fim da manhã, a Sanepar disse que não há previsão para retomada do abastecimento de água.

Segundo a empresa, o principal setor da captação continua sem energia e é preciso que o sistema esteja funcionando completamente para reabastecer os reservatórios, que atingiram nível crítico durante a madrugada.

De acordo a Copel, a rede elétrica que abastece o sistema de captação teve cabos rompidos e isoladores danificados por quedas de árvores sobre a fiação.

A Sanepar informou que apenas a região central de Londrina e pequena parte de Cambé estão recebendo água. As áreas são atendidas pelo Sistema do Ribeirão Cafezal, que não foi prejudicado.

A orientação é para que a população use água de maneira racional, priorizando alimentação e higiene pessoal.

Unidades do sistema prisional hospitais, creches e asilos estão sendo abastecidos com caminhões-pipa.

Sem energia

Conforme a Copel, cerca de 6 mil domicílios continuavam sem luz em Londrina perto do meio-dia, sendo que 1,7 mil estão sem energia desde a tempestade de quarta-feira (17).

A Copel ainda informou que 70 postes quebraram durante os dois temporais que atingiram a cidade.

Balanço da Prefeitura de Londrina

De acordo com informações da Prefeitura de Londrina, mais de 3 mil alunos da rede municipal de ensino ficarão sem aula nesta sexta-feira, devido aos estragos causados em 48 unidades, que incluem escolas e creches.

Veja abaixo o balanço dos estragos nos dois dias de chuva, segundo a prefeitura:

  • 214 árvores caídas;
  • 106 detalhamentos;
  • 2, 3 mil metros de lona distribuídos;
  • 48 unidades da Educação com algum tipo de dano.

Fonte: G1/Paraná

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.