Você sabia que muitas pessoas deixam os dentes manchados, com aparência amarelada prejudicando a própria aparência por acreditarem que fazer clareamento dental é sinônimo de complicação e alto custo?

E tem ainda, quem acredite que o tratamento é muito demorado.

Pensando em esclarecer dúvidas e mitos que rondam as diferentes técnicas de clareamento dental, conversamos com a cirurgiã dentista e especialista em prótese dentária, Doutora Amanda Lima, que integra a Clínica Odontologia São Francisco, localizada no Hospital São Francisco de Cambé.

Drª Amanda Lima

E a primeira dúvida que esclarecemos com a Dra. Amanda foi se existe alguma técnica de clareamento mais eficaz, alguma técnica que se destaca diante das outras. E Dra. Amanda garante que tudo depende da característica dos dentes do paciente, assim como da disciplina e cuidado do mesmo na hora de aplicar o composto clareador. “A técnica de clareamento informalmente chamada de “clareamento caseiro” é conhecida por muitos e também, discutida por muitos, já que para que ela tenha o desempenho esperado, precisa que o paciente siga o protocolo passado pelo dentista de forma intensa. Ou seja, precisa contar com a disciplina e atenção do paciente, pois será ele mesmo quem aplicará o composto em sua placa e saberá por quanto tempo e quantas vezes  fez o procedimento. Não tem como esperar um resultado positivo se não seguir as indicações do profissional”, alerta Dra Lima.

Com isso,a dentista diretamente, afirma que o clareamento dental feito em consultório é o mais satisfatório. “ O clareamento feito em consultório, denominado “ clareamento a laser” geralmente, é o mais eficaz. Ou seja, é o tipo de procedimento que mais ganha a atenção das pessoas, já que a responsabilidade do paciente não é tão alta no tratamento. Nesta técnica, o composto com efeito clareador é aplicado pelo dentista em uma placa e ativada pelo laser direcionado nos dentes”.

Amanda conta ainda, que o ideal é aliar o “tratamento caseiro” ao “tratamento a laser”, para que o esmalte dos dentes clareiem mais rápido. “ Tanto o  clareamento feito somente em casa como o claremento feito no consultório são procedimentos seguros e efetivos. Porém, se os procedimentos forem unidos, a eficácia é atingida em menos tempo”.

Também perguntamos sobre os clareadores muito divulgados por digitais influencers e blogueiras, os clareadores com carvão ativado, e,  ele é categórico em sua posição“não existe comrpovação que embase este produto como um clareador dental. A utilização deste material não é indicado e suas consequências vão de desgaste dos dentes a erosão e exposição da raiz dentária”.

Veja, abaixo, como funcionam os procedimentos que transformam o sorriso:

Clareamento caseiro, como é feito?

Após moldar uma placa de silicone na arcada do paciente, o dentista encaminha a placa e  um composto que ajuda a clarear o esmalte do dente para que o paciente leve para casa e aplique o produto na placa.  Uma rotina, um protocolo de uso do composto também é criado para cada caso.

Com a aplicação do composto, as camadas interiores mais brancas do dente serão evidenciadas .

Clareamento a laser, como funciona?

Nesse tratamento, primeiro as gengivas são protegidas com uma espécie de capa e então é aplicado o carmabida. Depois da aplicação do gel, a luz é usada para ativá-lo, o qual deve permanecer por no mínimo 15 minutos. Durante esse tempo, a luz de alta potência com um feixe pequeno de laser de baixa potência para que o gel seja absorvido mais rápido.

O resultado? É incrível…

E aí? “Clareamos suas dúvidas? Rs. Vocês podem acessar também, o vídeo com a cirurgiã dentista, a Dra Amanda Lima. Onde ela fala sobre as técnicas aqui citadas.

3 COMENTÁRIOS

  1. Dentistas poderia cuidar do dentes das pessoas de graça, porque você paga um absurdo para arrumar os dentes, ai passa uns meses volta denovo, aí é mais dinheiro…eu praticamente até desistir de ir a alguma clínica dentária, eles cobram muito caro e não tem nem garantia do serviço deles…

    • Luiz,

      Tudo bom? Para que converse com alguém que realmente possa te passar detalhes, vou passar o contato da Dra Amanda Lima. Ligue neste número e marque uma avaliação sem custo. Telefone: 3035-7552.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.