MS_AIDS_CARTAZES_CARNAVAL_64x46.inddAlém da propagação da Campanha de Prevenção à AIDS e DST, elaborada pelo Ministério da Saúde que este ano lançou o slogan “#partiuteste” para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce sobre as doenças sexualmente transmissíveis, o Centro de Testagem e Aconselhamento sobre DST, HIV e AIDS – CTA, ligado a Secretaria Municipal de Saúde Pública tem reforçado a  distribuição de preservativos nas Unidades Básicas de Saúde e ido a campo alertar a comunidade cambeense sobre a importância do conceito: camisinha + teste + medicamento
Segundo o diretor de Departamento de Atenção e Prevenção em DST/HIV / AIDS, Robson Rodrigues as pessoas tem se conscientizado mais sobre a relevância de ter um diagnóstico precoce, “em 2013, por exemplo, nós realizamos 1.300 testes de HIV e em 2014, passaram 3.138 pessoas pelo teste rápido para diagnóstico de HIV na cidade. Foi quase o dobro de testes  realizados”. “Por conta de o resultado ser liberado em 30 minutos após a realização do exame e também por ele ser gratuito, a adesão da população tem sido positiva e crescente”, completa Robson.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Pública, Maria de Brito Lô Sarzi a campanha desenvolvida pelo Ministério da Saúde “#partiuteste” corresponde a realidade, mas é preciso que as pessoas não esqueçam do preservativo na hora da relação sexual”. Devido ao resultado rápido o paciente poderá iniciar o tratamento precocemente, o que fará com que ele tenha acesso mais rápido ao tratamento, evitando assim a manifestação da doença e uma melhor qualidade de vida, mas isso não quer dizer que se caso o seu teste rápido der negativo para HIV ou qualquer outra doença transmitida sexualmente você poderá ter relações sem o uso de preservativo”.
“A Secretária Municipal de Saúde Pública fala ainda sobre o cenário de Cambé em relação ao público mais vulnerável, “independente da orientação sexual do homem, é ele quem vem apresentando comportamento considerado de maior risco em nossa cidade. Os homens na faixa dos 20 a 29 anos vem apresentando índices preocupantes”.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.