Seguro-Dpvat-pode-ser-requisitado-nos-Correios-em-MTA partir deste ano, o vencimento do Seguro Obrigatório (DPVAT) para indenizar vítimas de acidentes de trânsito será o mesmo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Assim, o prazo para o vencimento dos seguros é entre 10 e 21 de março. O pagamento também pode ser realizado a partir do recebimento do boleto. Segundo a assessoria de imprensa do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), é possível pagar o IPVA com desconto de 5% até o final deste mês.

Até 2014, o pagamento do DPVAT era feito junto com o licenciamento anual do veículo, no segundo semestre do ano. No entanto, o Detran salienta que o contribuinte deve ficar atento já que os boletos do seguro obrigatório e do IPVA não serão enviados juntos, apesar do vencimento ser no mesmo período.

Outra mudança é que o boleto do DPVAT não será mais enviado pelos Correios. Proprietários de veículos deverão imprimir o boleto pelo site do prórpio DPVAT. A cobrança será feita por ficha de compensação pagável em qualquer banco. Outra alternativa para a emissão do boleto é ir pessoalmente a uma agência do Banco do Brasil, munido do número do Renavam do veículo e solicitar o pagamento.

As alterações atendem a um decreto federal para uniformizar o procedimento em todos os estados brasileiros, segundo o coordenador de veículos do Detran-PR, Cícero Pereira da Silva. “As informações virão junto com o boleto do IPVA. Para quem é isento do imposto, o Detran vai enviar os dados por correio”, explica.

Parcelamento

Motos, ônibus, micro-ônibus e vans poderão parcelar em até três vezes o pagamento do DPVAT, seguindo o calendário do IPVA. A regra não vale para veículos novos ou carros de passeio, cujos proprietários terão que pagar o seguro em parcela única. Em caso de não pagamento, o usuário fica descoberto do seguro e não recebe o Certificado de Registro.

IPVA

Para obter o desconto de 5%, o IPVA/2014 deverá ser pago, integralmente, até o mês de fevereiro/2014, conforme calendário por final de placa. O calendário de vencimento pode ser consultado no site da Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa).

As guias para pagamento poderão ser emitidas no próprio site da Sefa com o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Segundo a secretaria, o pagamento poderá ser realizado nas agências dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Sicredi), também com o número do Renavam ou com a Guia de Recolhimento do Estado do Paraná (GR-PR) disponível, também, no portal da Sefa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.