Furo MTV – Concurso para Garis com questões sobre Michael Teló.

11 COMENTÁRIOS

  1. “A gente se vê”

    O artigo de hoje é o terceiro em que trato das “prisões virtuais”. Nos anteriores, abordei o tema de forma ampla. Neste, refiro-me a um concurso público à prefeitura de Cambé, cidade vizinha de Londrina-PR.

    Ocorrido no último dia 25/03, o concurso – para garis – foi preparado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Cornélio Procópio.

    Os primeiros comentários que vi, no Yahoo, acerca desse concurso foram assinados por Larissa Alberti, da Redação Unyleva. Essa autora demonstra espanto ao relatar que “a prova continha quarenta questões, sendo dez delas na categoria de Atualidades. Das dez, metade era sobre entretenimento”.

    Assim, dentre outras, os candidatos deveriam saber “qual foi a frase que deixou a personagem Valéria, do programa Zorra Total, famosa; qual o nome da atriz que fez a protagonista Griselda em Fina Estampa, novela da Rede Globo”. Deveriam ainda saber “qual a música que o jogador do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, dançou após fazer um gol contra o Málaga, pelo Campeonato Espanhol (opções: A) “Ai se eu te aperto”; B) “Ai como sou esperto”; C) “Ai delícia”; D) “Ai se eu te pego”; E) “Delícia, delícia, assim você me mata”); qual dupla sertaneja anunciou seu fim durante um show, mas depois alegou ser um mal-entendido; e qual foi a novela da Rede Globo de que a cantora Paula Fernandes participou antes de ser famosa”.

    Antes de tudo, registro que, no geral, as provas de Língua Portuguesa e Matemática, excetuando uma repetição na resposta nº 3, na prova de língua, foram bem elaboradas; compatíveis com a escolaridade exigida.

    Agora, a de Atualidades é de lascar! Que alívio não ter de fazer uma prova desse tipo. Eu não saberia responder à última dessas questões. As demais, de tanto bombardeio da mídia, sim. Mas a última! Não faço ideia de qual telenovela a cantora participou; aliás, eu nem sabia de sua existência antes de se tornar mais uma das “celebridades” no país das mediocridades.

    Depois que as críticas “caíram na rede”, a Banca do Concurso lançou “nota de esclarecimento”. Oito itens buscam amenizar o desconforto, dizendo, p. ex., que “As questões de Atualidades têm por objetivo verificar se o candidato está informado sobre o que está acontecendo no momento, seja o assunto político, econômico, social ou cultural…”

    A nota se ancora ainda em matérias jornalísticas sobre as personagens Pereirão e Valéria, além do sucesso internacional (o mundo emburreceu) de Michel Teló. Conclusão da nota: “não houve prejuízos…”

    Pode ser! Acontece que o que está em jogo é a concepção do que seja um “assunto político, econômico, social ou cultural”. Partindo da concepção que se tem desse conjunto é que Bancas Examinadoras fazem suas opções. E a opção em pauta recaiu sobre o chulo, o banal, a reverência à programação (via de regras, dispensável) da mídia.

    Ao fazer essa opção, concursos assim ajudam a consolidar entre nosso povo a estupidez, o desnecessário. Perde-se, dessa forma, grande oportunidade de solicitar leituras e estudos mais relevantes dos candidatos. Isso é desserviço à cultura, à educação formal, pois desmotiva um povo a ler sua literatura, inclusive a infanto-juvenil, a ouvir músicas de qualidade, a apreciar uma pintura, como, p. ex., a de um Portinari, de um Di Cavalcanti… Desmotiva-se até mesmo de assistir aos telejornais.

    Pior: condena-se a parte mais pobre de nosso povo à prisão nas telas da TV. Mais ainda: a um determinado padrão televisivo que pretende ver todos se vendo e se reconhecendo por ali. Perpetua-se a vida de gado… feliz!

    *ROBERTO BOAVENTURA DA SILVA SÁ – dr. em Jornalismo/USP e prof. de Literatura/UFMT

  2. O concurso para gari no município paranaense de Cambé é uma prova de preconceito embrulhado em burocracia míope. Ao mesmo tempo em que exige do candidato ensino básico completo, cobra conhecimento de questões que parecem extraídas da pauta do “TV Fama”. Afinal, por que um gari precisa saber de “Zorra Total”, novelas da Rede Globo e Michel Teló?
    Possivelmente, um técnico da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), responsável pela prova, acordou num dia daqueles: “Ai, como eu sou bandida!”. E topou com outro no mesmo humor: “Ai, se eu te pego!”. A prova, que poderia ser o Casseta & Planeta no auge, estava longe de ser fácil. Quem sabe de qual novela participou a cantora Paula Fernandes “antes de se tornar famosa”?
    Em sua defesa, a UTFPR declarou que, “em relação às questões que envolveram temas de determinada emissora televisiva, foram extraídas com base em reportagens publicadas junto a Revista Veja” [sic]. Ainda segundo comunicado da universidade, “as questões de atualidades têm por objetivo verificar se o candidato está informado sobre o que está acontecendo no momento, seja o assunto político, econômico, social ou cultural.” Se esse é o horizonte dos examinadores, essa “atualidade” é de lascar.
    A prova é humilhante, ao reduzir a um apanhado estereotipado a avaliação da capacidade intelectual de candidatos que, se aprovados, ainda enfrentarão a indiferença. Pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgada em janeiro deste ano revelou que 25% dos funcionários que trabalham com limpeza em São Paulo sofrem algum tipo de discriminação. Entre os garis esse número chega a 42%. A queixa mais comum é que são “invisíveis” a maioria das pessoas. Uma realidade que o caso de Cambé contribui para perpetuar.

  3. heheheheh…CARLÃO VC CONSEGUIU ENRROLAR OS SERVIDORES …HEM…MAIS UMA VEZ…….ATE A DTA DO DIA 10/4 …
    COMO EU DISSE ALGUM TEMPO ATRAZ …NOS MEUS COMENTARIOS …..
    DESSE MATO NÃO SAI NENHUM COELHO !!!! É SERVIDORES E MELHOR CADA UM PROCURAR O QUE FOR MELHOR PRA SI MESMO !!..E NÃO DEPENDER DE GOVERNO NENHUM…E AINDA MAIS O PREFEITO DE CAMBE !

  4. o seu Adelino não vai pagar tubaína até porque amigo tubaína é mais caro que refrico porem acho que Cambé precisa acordar para a política e deixar de viver do que sobra de Londrina,vamos mudar Cambé e 2012 é tempo de mudança dessa vez é Cambé pra frente, vem com a gente Adelino é 17 e Dr.Martins é 20,………….

    • essa enquete foi ótima e mostra realmente a realidade , parabens é assim que se faz poltíca chega de baixaria só teremos uma politica séria quando soubermos que não somos inimigos pessoais e sim adversários politicos apenas usem esse portal com respeito………….

  5. ATENÇAO SR NESTA SESTA FEIRA DIA 20 DE ABRIL AS 20 HS EM CAMBE A PRESENÇA DO DEPUTADO ESTADOAL E PRESEDENTE ESTADUAL DO PSL ADELINO RIBEIRO ESTARA EM CAMBE PARA LANÇAR A PRE CANDIDATURA DE ADELINO MARGONAR E OS PRES CANDIDATOS A VEREADOR DO PSL SEGUNDO O PRESIDENTE DO PSL DE CAMBE VAI SER UMA GRANDE FESTA DA DEMOGRACIA PSL RUMO A ELEIÇAO 2012

    • SR. VICENTE É DIA 20 DE ABRIL MANDE O ENDEREÇO PROVAVELMENTE SERÁ NA CHÁCARA PARAÍSO NO SANTO AMARO VENHA PRESTIGIAR ESSE EVENTO QUE MARCA A ARRANCADA PARA A PREPARAÇÃO DA CAMPANHA ELEITORAL DE 2012 E O DEPUTADO ADELINO RIBEIRO PRESIDENTE ESTADUAL DO PSL MARCA SEU MANDATO VISITANDO OS MUNICÍPIOS DO NOSSO QUERIDO PARANÁ ………………..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.