​Um ótimo remédio caseiro para febre é colocar uma toalha molhada com água fria na testa e nos pulsos do indivíduo. Assim que a toalha ficar numa temperatura menos fria deve-se molhar a toalha novamente em água fria.

Para ajudar a baixar a febre também pode tomar um suco de laranja ou limonada, porque isto aumenta a imunidade e facilita o equilíbrio da temperatura corporal. No entanto, outra excelente forma de baixar a febre é provocar uma intensa sudorese, tomando um chá morno que faça a pessoa transpirar muito, o que diminui rapidamente a febre.

7 Chás para baixar a febre naturalmente

Indicamos a seguir como preparar 7 diferentes tipos de chás que ajudam a baixar a febre de forma natural, por promover a transpiração. Para o tratamento natural deve usar apenas 1 das seguintes receitas:

1. Chá de macela

O chá de macela para baixar a febre é um excelente remédio caseiro porque ele possui propriedades diaforéticas que induzem a transpiração, ajudando a regular a temperatura corporal.

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de macela
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro basta adicionar as folhas de macela em um recipiente com água fervente, tampa-lo e deixar o chá em infusão por aproximadamente 20 minutos. Filtrar e beber 1 xícara deste chá a seguir.

A macela reduz a inflamação e aumenta a circulação na superfície da pele, promovendo a transpiração e ajudando a baixar a febre sem comprometer o sistema imunológico. No entanto, não deve ser tomado durante a gravidez.

2. Chá de cardo-santo

Uma ótima solução natural para baixar a febre é tomar o chá morno de cardo-santo porque ele promove a sudorese, auxiliando na regulação da temperatura corporal.

Ingredientes

  • 15 g de folhas de cardo-santo
  • 1/2 litro de água

Modo de preparo

Coloque as folhas de cardo-santo picadas numa panela e adicione a água fervente. A seguir tape, deixe descansar por 3 a 5 minutos, filtre e beba 1 xícara deste chá. Pode-se tomar até 1 litro deste chá por dia.

3. Chá de Manjericão

O chá de manjericão morno porque ele induz a transpiração, ajudando a regular a temperatura do corpo.

Ingredientes

  • 20 folhas frescas de manjericão ou 1 colher (sopa) de folhas secas
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo, deixando ferver por cerca de 5 minutos, devidamente tampado. A seguir, deixe amornar, filtre e beba a seguir.

Pode-se beber o chá de manjericão de 4 a 5 vezes ao dia para baixar a febre. No entanto, é importante molhar uma toalha fria e passar nas axilas, na testa e na nuca do indivíduo para ajudar a baixar a febre. O chá de manjericão não deve ser consumido na gravidez.

4. Chá de freixo

O chá de freixo ajuda a baixar a febre porque o freixo é uma planta medicinal com propriedades antitérmicas e anti-inflamatórias.

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 50 g de casca de freixo

Modo de preparo

Colocar a casca de freixo em 1 litro de água e deixar ferver durante 10 minutos. Depois filtrar e beber 3 ou 4 xícaras por dia até a febre baixar.

5. Chá de salgueiro-branco

O chá de salgueiro-branco ajuda a baixar a febre porque esta planta medicinal tem na sua casca salicósido, que tem ação anti-inflamatória, analgésica e febrífuga.

Ingredientes

  • 2-3 g de casca de salgueiro-branco
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Colocar a casca de salgueiro-branco na água e deixar ferver durante 10 minutos. Depois filtrar e beber 1 xícara antes de cada refeição.

6. Chá de eucalipto

Um outro tratamento caseiro par baixar a febre é com chá de eucalipto, pois ele tem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas que ajudam a baixar a febre.

Ingredientes

  • 2 colher (de sopa) de folhas de eucalipto
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Colocar a água a ferver e depois adicionar as folhas de eucalipto. Depois de fervida, coar e tomar até 4 xícaras por dia até a febre baixar.

Se a febre for superior a 38,5ºC ou persistir durante 3 dias deve ir ao médico, pois pode precisar de tomar medicamentos antivirais ou antibióticos para tratar a febre.

7. Chá de ervas

O chá feito com gengibre, hortelã e flor de sabugueiro possui propriedades sudoríficas que aumentam a transpiração, ajudando a baixar a febre de maneira natural e segura.

Ingredientes

  • 2 colheres (chá) de gengibre
  • 1 colher (chá) de folhas de hortelã
  • 1 colher (chá) de flor de sabugueiro seca
  • 250 ml de água fervente

Modo de preparo

Adicionar a água fervente em um recipiente onde se encontram as ervas, tampá-lo e deixar o chá em infusão por aproximadamente 10 minutos. Coar e beber 1 xícara desta chá a seguir, por cerca de 3 a 4 vezes ao dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.