Um ótimo remédio caseiro para dor de garganta é beber o chá de gengibre ou o suco de toranja pois, além de possuírem ótimas propriedades analgésicas, ajudam a reduzir a inflamação da garganta, proporcionando um alívio rápido da dor. Mas existem outras opções caseiras que também são úteis.

Caso a dor de garganta não passe com estes remédios caseiros, é recomendado consultar um médico para observar a garganta e indicar o tratamento adequado que pode ser feito com remédios anti-inflamatórios e analgésicos, como o paracetamol ou o ibuprofeno, por exemplo, ou com antibióticos, caso a garganta esteja infeccionada.

1. Chá de hortelã com mel para dor de garganta

O chá de hortelã com mel limpa e purifica a garganta combatendo o desconforto e o mal-estar.

Ingredientes:

  • 1 talo de hortelã
  • 300 ml de água
  • 1 colher de mel

Modo de preparo:

Adicionar as folhas de 1 talo de hortelã em 300 ml de água e deixar ferver e depois adicionar 1 colher de mel. Coar e tomar quando estiver morno.

2. Gargarejo de limão para garganta inflamada

Um excelente remédio caseiro para dor de garganta e tosse é fazer um gargarejo com limão e outros ingredientes que purificam a garganta.

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 3 limões
  • 1 cebola média
  • 1 colher de mel

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar a cebola, deixando ferver por 7 minutos. Depois, coar a infusão e adicionar o suco dos 3 limões e o mel. Faça gargarejos com este chá 2 vezes ao dia.

Os gargarejos com água e sal ou vinagre, por exemplo, também são ótimos para ajudar a aliviar a inflamação e a dor de garganta. Veja como fazer estes gargarejos em: Gargarejos para garganta inflamada.

3. Chocolate com menta contra garganta irritada

Saiba como aproveitar estes ingredientes e aprenda outras receitas naturais, nesse vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin:

4. Chá de gengibre para dor de garganta

Um outro bom remédio caseiro para dor de garganta com gengibre é tomar o chá de gengibre ou usar um spray de gengibre que se vende nas farmácias porque é um ótimo bactericida, que também pode ser usado em caso de garganta inflamada.

Ingredientes

  • 1 cm de gengibre
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por alguns minutos. Deixar repousar por 10 minutos, devidamente tapado, coar e beber a seguir. Tomar este chá 3 vezes ao dia.

5. Chá de tanchagem para garganta inflamada

A tanchagem é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias muito eficaz para aliviar o desconforto e a irritação na garganta.

Ingredientes:

  • 30g de folhas de tanchagem
  • 1 litro de água
  • 10 gotas de própolis

Modo de preparo:

Para preparar o chá ferva a água, apague o fogo, adicione as folhas de tanchagem e deixe repousar por 10 minutos. Espere amornar, coe e acrescente as 10 gotas de própolis e faça gargarejos de 3 a 5 vezes ao dia com este chá.

Para completar o tratamento faça uma inalação com o chá de eucalipto.

6. Chá de eucalipto para dor de garganta

O chá de eucalipto ajuda a limpar a garganta aliviando a dor e o desconforto.

Ingredientes:

  • 10 folhas de eucalipto
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Ferva a água e depois adicione as folhas do eucalipto. Deixe esfriar um pouco e inale o vapor que sai deste chá no mínimo 2 vezes ao dia com duração de 15 minutos.

7. Suco de toranja para garganta irritada

Um outro bom remédio caseiro para dor de garganta é tomar o suco de toranja, pois ele é rico em vitamina C e atua como anti-inflamatório, diminuindo assim os sintomas de gripes e resfriados.

Ingredientes

  • 3 toranjas

Modo de preparo

Retire as sementes da toranja e leve as frutas à centrifuga de alta velocidade. O suco feito dessa maneira fica mais cremoso e tem maior quantidade de nutrientes. Beba o suco de toranja pelo menos 3 vezes ao dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.