Desmistificando a alimentação saudável- Parte 1

Confira na primeira matéria, as indicações da nutricionista Letícia Lima para ter uma alimentação ideal

0

Quantas vezes você ouviu de alguém, ou você mesma afirmou e, até jurou: -Ano novo, vida nova!? Acredito que muitas vezes, certo?! Mas, e se dessa vez, ao invés de frases feitas, promessas impossíveis, você focar em dicas, ferramentas e produtos que realmente te ajudarão a equilibrar a sua alimentação?! Pensando nisso, a Coluna Bonita Ideia conversou com duas nutricionistas de Cambé e que muito têm muito a dizer!

A primeira entrevistada é a nutricionista, Letícia Lima que atende seus pacientes com foco na promoção da saúde, reeducação alimentar e emagrecimento. Anote as dicas dessa profissional que resume bem o que é preciso para ter uma vida saúdável sem complicar a vida:

1º Dica de postura, por Nutricionista Letícia Lima:

“Mostrar às pessoas o que são e qual a importância das “Leis da Nutrição “é essencial quando falamos de vida saudável! Essas leis esclarecem às pessoas, o quão é importante simplificar a rotina alimentar. As Leis da Nutrição são: a Lei da Quantidade, da Qualidade, da Harmonia e da Adequação, conta a nutricionista. De acordo com Letícia, cada Lei possui seu papel. “Lei da Quantidade fala sobre a importância de se atentar a qual necessidade suficiente para satisfazer a necessidade do indivíduo, seja nutricional ou energética. Em relação à qualidade, a Lei mostra que optar por alimentos frescos, saudáveis, não industrializados. Já na Lei da Harmonia, a variedade é o tema. Ou seja, o ideal é ter o prato mais diversificado possível, mais colorido, por exemplo: arroz, feijão, carne, saladas e legumes. A Lei da Adequação, fala sobre a necessidade de adequar as refeições à necessidade de cada pessoa. Levando em conta esses princípios fica mais fácil entender o que é adequado e o que não é”.

2º Dica de postura, por Nutricionista Letícia Lima:

Outro passo importante para quem deseja começar a se alimentar melhor, segundo Letícia Lima, é sempre ter em casa frutas e legumes, nada de besteiras. “Você abastecer sua geladeira de opções saudáveis como: frutas, verduras e legumes já é um passo importante para você. Deixe de lado industrializados e procure comprar alimentos da estação para que o gasto não seja grande. Em janeiro, por exemplo, a gente encontra abacaxi,laranja, melancia,manga, abobrinha, vage, alface, rúcula . Estes alimentos têm alto valor nutricional e estão fáceis de encontrar”.

3º Dica de postura, por Nutricionista Letícia Lima:

“Outra coisa importante, é ter em casa sempre fonte de gorduras boas”, conta Letícia. “Azeite de Oliva, manteiga, sementes oleaginosas, como gergelim, linhaça, semente de girassol e semente de abóbora, e os frutos secos, como castanha do Pará, castanha de caju, amêndoa, pistache e nozes”.

4º Dica de postura:

“Substituir a farinha de trigo por farinhas integrais é uma tática sempre muito abordada e que realmente faz diferença. Conheça a farinha de côco, farinha de linhaça, farinha de amendôas, farelo de aveia. Existem muitas receitas deliciosas que utilizam estes ingredientes e saõ muito saborosos”.

5º Dica de postura:

“As fontes de proteína animal também devem ser adicionadas à rotina alimentar (de não veganos e vegetarianos). É preciso que as pessoas se atentem a forma de preparo das carnes e principalmente, prestem atenção na quantidade consumidas”.

6º Dicas finais:

“Os temperos são de extrema importância, como o orégano, alecrim, páprica, canela, cacau e devem ser aliados e não vilões. E outros alimentos extras, como: amendoins, chocolate meio amargo, way, podem ajudar na variedade, ou seja, enriquecem seu cardápio, e tronam possíveis deliciosas, como algumas que separei para a Coluna Bonia Ideia”.

RECEITAS INDICADAS POR LETÍCIA LIMA:

CREPIOCA – aproximadamente 170 calorias

INGREDIENTES:

– 2 ovos

– 1 + ½ colher de sopa de tapioca em goma

– Sal e temperos naturais a gosto

MODO DE PREPARO:

Em um recipiente acrescente 1 ovo inteiro e 1 clara, misture bem e em seguida acrescente a tapioca, após misturar, acrescente o sal e temperos naturais a gosto (eu gosto de usar orégano e pimenta do reino).

Em uma frigideira antiaderente, em fogo baixo, acrescente a mistura, espere a massa endurecer para poder virar. É importante sempre deixar a frigideira tampada. Caso não tenha uma frigideira antiaderente, unte com um fio de azeite. Pode acrescentar uma fatia de queijo muçarela!

BRIGADEIRO FAKE – aproximadamente 206 calorias

INGREDIENTES:

– 2 bananas

– 2 colheres de chia

– 2 colheres de cacau em po

MODO DE PREPARO:

Leve a banana picada por 2 minutos ao micro-ondas, depois adicione a chia e o cacau, misture bem, e leve a para a geladeira por 15 minutos. Enrole as bolinhas, e pode decorar, eu decoro com chia por cima também!!

CREPIOCA DE BANANA – aproximadamente 190 calorias

INGREDIENTES:

– 2 ovos

– 1 colher de tapioca em goma

– 1 banana

– 1 colher de cacau em pó

MODO DE PREPARO:

Em um recipiente acrescente 1 ovo inteiro e 1 clara, misture bem e em seguida acrescente a tapioca, após misturar, acrescente a banana (amasse bem antes) e o cacau.

Em uma frigideira antiaderente, em fogo baixo, acrescente a mistura, espere a massa endurecer para poder virar. É importante sempre deixar a frigideira tampada. Caso não tenha uma frigideira antiaderente, unte com um fio de azeite. Pode rechear com pasta de amendoim ou chocolate 70% derretido.

Gostou deste compilado de Letícia Lima, então entre em contato com ela.

Registro da Nutricionista Letícia Lima-CRP: 8 13562/P. Contatos podem ser feitos pelo: telefone (43) 9 9620-8875. E também pelas mídias digitais: Instagram: @nutri_leticialima. Ou ainda, via e-mail : leticiamthlima@gmail.com .

________________________________________________________________
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.