Os moradores da região do Jardim Novo Bandeirantes tiveram um sábado de muitas atividades no Dia D, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cambé, que colocou toda a sua estrutura de pessoal em um trabalho de conscientização da população sobre o combate à dengue.

Gincanas com alunos dos estabelecimentos de ensino da região, palestras, visitas aos domicílios, apresentações artísticas e outros eventos foram realizados. O ponto de encontro foi o Ginásio de Esportes do Jardim Novo Bandeirantes, mas as ações foram espalhadas por toda a região com o apoio das secretarias municipais de Obras e de Agricultura e Meio Ambiente.
A secretária de Saúde Alessandra Garcia Gonzáles Vaz, presente no Dia D, lembrou durante a semana que o evento no Jardim Novo Bandeirantes foi para reforçar um trabalho intenso desenvolvido em Cambé no combate à dengue. Segundo a secretária, durante o ano a Secretaria de Saúde, através da Assessoria de Vigilância Epidemiológica, desenvolveu um amplo trabalho de conscientização da população para evitar criadouros de mosquitos nas residências, com seminários para recicladores, campanhas de rua, palestras e visitas periódicas aos domicílios.
A Secretária de Saúde também tomou medidas de combate direto ao mosquito transmissor. O município ampliou a Operação de Inseticida, que agiliza o processo de bloqueio em residências que apresentam larvas do Aedes aegypti. Mutirões de limpeza em terrenos baldios e áreas públicas foram intensificados. Duas vezes por mês, os agentes de combate a endemias se mobilizam para recolher copos, garrafas, pneus e qualquer outro possível criadouro de larvas.
O mais recente levantamento para verificar o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, o LIRA, apontou Cambé com apenas 0,4%, o que é considerado uma conquista para a cidade e, segundo Alessandra Garcia Gonzáles Vaz, demonstra que as ações de combate estão dando resultado e que a população está cada vez mais consciente e envolvida na luta contra a dengue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.