O Dia da Soka Gakkai fo9i comemorado nesta quinta-feira, dia 3 de maio, na Câmara Municipal, instituído no Município desde o ano de 2001. O evento reuniu representantes da BSGI do norte do Paraná, vereadores, prefeito e autoridades de toda a região.

HISTÓRIA DA SOKA GAKKAI

A história da BSGI é parte de uma longa jornada que se inicia oficialmente em 1930, quando o educador japonês, Tsunessaburo Makiguti, funda a Soka Kyoiku Gakkai – Sociedade Educacional para a Criação de Valores – que foi a predecessora da atual Soka Gakkai.

Como educador, após mais de vinte anos exercendo o magistério, Makiguti sentia que a sociedade japonesa carecia de valores perenes pelos quais avançar. O encontro com o então jovem professor Jossei Toda, marcará a vida de ambos profundamente. Tornam-se inseparáveis e mais tarde, ao conhecerem a Filosofia Humanista do Budismo Nitiren, encontram a expressão máxima da ideologia de valor por eles defendida. Juntos fundam a Soka Kyoiku Gakkai.

Porém, com o advento nefasto da Segunda Guerra Mundial e a ligação do Japão ao Eixo que resulta em um conflito ético-social, ambos pagam um alto preço. Em nome de uma equivocada unificação nacional, o governo militar ordena que toda a Nação adote o talismã xintoísta e renegue todas as outras crenças e impõe o treinamento militar compulsório a todos os estudantes do país.

Makiguti e Toda se recusam a aceitar tais imposições e são presos, em 1943. Este evento, aparentemente fatal para a jovem organização, terá um efeito indelével na vida de Toda, pois é na prisão que ele experimenta talvez um de seus maiores sofrimentos: a perda de seu Mestre da vida – após quase dois anos de cárcere, Makiguti falece placidamente devido aos maus tratos e a desnutrição, aos 73 anos.

Do fundo deste indescritível pesar, o discípulo consegue reunir toda a sua coragem e entrega-se ao estudo do Sutra de Lótus e à meditação. Ao ser libertado, em julho de 1945, é um obstinado e determinado Jossei Toda que os escombros de um país destruído moral e fisicamente irá acolher.

E é destes escombros que ele irá reconstruir, pedra sobre pedra, uma nova e revolucionária organização. Em 1947, ele encontra um jovem estudante de apenas 19 anos que será seu maior discípulo. Com ele, Toda construirá as bases para uma das mais audaciosas e bem sucedidas organizações humanísticas do mundo. Daisaku Ikeda, o jovem discípulo, é quem vai lançar-se ao mundo para semear as ideias de seu mestre. Um dos primeiros países visitados é o Brasil.

 

SOKA GAKKAI NO BRASIL

“Sonhei que fui ao México!”, disse Jossei Toda ao seu discípulo em certa ocasião. Foi com base nestas palavras que o jovem Daisaku Ikeda decidiu lançar-se ao mundo. No Brasil, a fundação aconteceu em outubro de 1960, com cerca de 200 associados, quase todos imigrantes japoneses. Hoje, passadas mais de seis décadas, a Associação Brasil SGI – BSGI conta com mais de 50 mil famílias, ou cerca de 150 mil associados. Cada um deles vem, voluntária e anonimamente, contribuindo incansavelmente para a promoção do Humanismo e para a construção de uma cultura de paz perene em terras brasileiras.

 

ARTE E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

A cultura de uma nação é a sua identidade e sua essência. Valorizar e empreender ações que incentivem a reflexão e a conscientização é uma das principais metas da BSGI. Além das atividades voltadas à promoção da Cultura de Paz dentro das esferas da organização, são empreendidos também eventos como festivais de artes, mostras, palestras, conferências, fóruns e afins, abertos à população.

No âmbito individual, sempre com base na filosofia humanística do Budismo de Nitiren Daishonin, a BSGI promove atividades entre seus associados para trocar conhecimentos, inclusive com visitas familiares, objetivando um mútuo incentivo para que cada um possa vencer suas circunstâncias diárias. Essas atividades ocorrem nos 2.500 Núcleos de Bairro espalhados por todo o Brasil e também nos grupos e departamentos das Coordenadorias Educacional e Cultural.

Esses núcleos funcionam ainda como sucursais da BSGI, onde são empreendidos encontros para estudo das publicações que tratam dos mais variados assuntos. Com isso a BSGI promove o combate ao analfabetismo funcional, além de conscientização social e política de cada associado.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.