A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

Que papais e mamães já não se perguntaram sobre como irão entreter seus filhos durante as férias escolares do meio do ano?! Todos nós, certo?!

E pensando nisso, fomos conversar com duas profissionais de peso para que saibamos como lidar com nossos amores de forma ideal, proporcionando atividades saudáveis a eles.

De acordo com a diretora escolar Maria do Carmo Luciano, os pais devem encarar este período de dispensa da Escola como uma fase necessária tanto para a instituição de ensino como para a criança e ainda, para a família. “ As férias do meio do ano tem como função dividir o semestre e promover o descanso tanto para os professores que possuem uma rotina atribulada, como para as crianças conseguirem curtir um pouco a família. É neste pequeno período que as crianças e profissionais “recarregarão as energias””, afirma a diretora. Mas, ainda segundo Maria do Carmo, é neste período também que os profissionais programarão as ações e projetos que serão desenvolvidos na escola. “ Dias antes do retorno das crianças, os docentes se reúnem para planejarem o restante do semestre, além de passarem por formação continuada”.

É de forma positiva também que a psicóloga Daiana Duarte encara as férias de julho. “ Sabemos que muitas mamães e papais ficam ansiosos quando as férias escolares chegam. Nem sempre é possível programar as férias do trabalho para o mesmo tempo das férias dos pequenos, mas as famílias precisam entender que estes dias irão acontecer de qualquer maneira e esse período posse uma incrível oportunidade de estreitar laços com os filhos”, conta a psicóloga.

Mas vamos à listagem de dicas de programas para se fazer com as crianças nas férias:

-TV e internet

“Encaro a televisão e a internet como recursos, ferramentas de entretenimento e também de conteúdo educativo. O que precisa ser pensado é que para deixar seu filho ter acesso à estas ferramentas , é preciso estar atento ao conteúdo que eles estão consumindo, assim como, a quantidade de tempo que eles estão fazendo uso de tais recursos midiáticos. Bons exemplos de programas para crianças de 0 a 6 anos são: Pocoyo e Festa de Palavras, ambos disponíveis no NetFlix. E por dia, indico que o consumo de TV ou o acesso a internet seja de no máximo duas horas”, enfatiza a psicóloga Daiana Duarte.

“ A televisão pode ajudar muito. Existem programas de qualidade direcionados ao público infantil. Mas minha dica é que o acesso a TV ou a internet seja feito na presença dos pais. Nada de deixar o filho com o tablet, o celular ou mesmo a TV no quarto. É necessário que os pais saibam o que as crianças estão assistindo. A interação da família , a convivência mais intensa é valiosa para estreitar laços”, conta a diretora escolar Maria do Carmo.

-Programação ao ar livre

Precisamos lembrar que nossos filhos estão de férias e que o ideal é que achemos um meio de que eles continuem descobrindo coisas novas mesmo fora do ambiente escolar. Levá-los para passear no final da tarde, ensinar brincadeiras antigas e jogos são boas formas de entreter as crianças. Gosto muito de indicar o PARQUE Zezão, de sugerir que os papais e mãmães disponibilizem jogos como quebra-cabeças, jogo da memória, entre outras atividades que estimulam a criança. Outro programa bacana é levã-lo na biblioteca infantil para que ele tenha acesso a livros”, conta Maria do Carmo.

“Áreas verdes são uma boa pedida para as famílias. O contato com a natureza trás calmaria e renovo para as crianças. Então, se possível, é bom levar seus filhos aos Parques tanto de Cambé, como em Londrina. Brincar de bola, ensinar brincadeiras clássicas aos filhos também são ótimas oportunidades de cirtir o momento. Também indico colônias de férias, locais que ofereçam recreação supervisionada”, conta a psicóloga Daiana Duarte.

– Estipulação de horários nas férias?!

“A rotina serve para ela se sentir segura. Liberar totalmente da rotina não me parece indicado. Será sempre necessário termos um horário para comer, para brincar e para descansar. Isso não deve mudar por que a crinça está em férias”,afirma a diretora escolar Maria do Carmo Luciano.

“Claro, férias é descanso, mas quando a criança está em uma rotina mesmo que seja mínima, ela tem sua autonomia desenvolvida, além do senso de responsabilidade. Indico que alguns horários que ela cumpre em seu dia a dia sejam mantidos, como a hora de almoçar, de jantar e ir dormir”, salienta a psicóloga Daiana Duarte.

Ah, e Daiana acrescenta também que alguns dias antes da volta à escola, é importante que os pais conversem com as crianças. “ Sugiro que os pais falem com seus filhos sobre como será bom voltar para a escola. Que no ambiente escolar é que eles aprenderão ainda mais coisas novas e irão reencontrar os amigos. Inclusive, os pais podem chamar os filhos para ajudarem na organização do material escolar, fazendo a criança perceber que é bom descansar mas que ir à escola também é muito prazeroso e que as férias é um período temporário”.

Gostaram?! Pessoal, espero que as dicas sejam úteis para vocês!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.