Início Esportes Disputas de jogos escolares apresentam primeiros campeões da fase regional

Disputas de jogos escolares apresentam primeiros campeões da fase regional

1

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

Os primeiros campeões de modalidades coletivas da fase regional dos 58.º Jogos Escolares do Paraná (Jeps) já foram conhecidos em dois dias de disputas, neste sábado (21) e domingo (22), nos 16 Núcleos Regionais de Educação (NRE) em que a competição estará em andamento até quinta-feira (26). São das categorias que tiveram apenas duas ou três inscrições, como o time Feminino A (15 a 17 anos) do Colégio São José, de Apucarana, que ganhou os dois confrontos do único adversário, o Colégio Estadual Doutor Júlio Junqueira, de Arapongas, dispensando a terceira rodada. No primeiro, fez 4 a 0 e, no segundo, voltou a golear, por 6 a 2.

Além do futebol feminino, outra modalidade já com vários campeões é a de basquete, tanto no feminino como no masculino. Só os campeões das coletivas passam de fase. Algumas equipes se classificaram até sem jogar, no caso de inscrição única na categoria, como o também Colégio São José, de Apucarana, com as meninas do futebol, Classe B (12 a 14 anos). Das coletivas, ainda, o vôlei de praia, nos núcleos onde foram programadas rodadas nos dois primeiros dias, os campeões já foram conhecidos nas quatro categorias.

A maioria dos campeões nos dois primeiros dias de disputas, no entanto, é das modalidades individuais, principalmente do xadrez nas provas relâmpago e rápido. Nos núcleos em que o atletismo foi programado no começo, os classificados também já foram definidos nas quatro categorias de todas as provas. O tênis de mesa é outra modalidade disputada na fase regional e vários atletas já estão classificados para a fase macrorregional, de 16 a 21 de junho, em oito sedes.

Na fase regional, as disputas estão ocorrendo numa primeira etapa, nas seguintes sedes: Ampere/Santa Isabel do Oeste, Apucarana, Boa Vista da Aparecida/Três Barras do Paraná, Cambé, Carlópolis, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Entre Rios do Oeste/Pato Bragado, Guaratuba, Irati, Loanda, Mariluz, Paraíso do Norte/São Carlos do Ivaí, Rio Bonito do Iguaçu e Wenceslau Braz.

Numa segunda etapa, a fase regional será disputada nos outros 16 núcleos, de 3 a 9 de junho. Na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná são disputadas apenas as modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia) e mais as individuais de atletismo, tênis de mesa e xadrez, no ensino regular. Para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) só duas modalidades são disputadas na fase regional: atletismo e futsal.

Os classificados no atletismo e vôlei de praia vão direto para a fase final, no Núcleo de Educação de Ponta Grossa (atletismo será em Curitiba), de 2 a 10 de julho. Os demais ainda vão passar por uma nova seleção, na fase macrorregional, de 16 a 21 de junho, em oito sedes. Também direto para a final, sem participar da regional e macro, entram os atletas de ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação e taekwondo, bem como os campeões das coletivas no ano passado.

Já os alunos especiais que entram direto na final são das modalidades de basquete, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa e xadrez. Os representantes das cidades-sedes das fases macrorregional e final também terão classificação automática nas fases anteriores, menos nas modalidades de atletismo e vôlei de praia. Da fase regional classificam-se apenas os campeões das modalidades coletivas, bem como do atletismo por provas. Já no tênis de mesa e xadrez passam os dois primeiros por categoria e provas.

Os vencedores da fase final dos Jogos Escolares representarão o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em João Pessoa, Paraíba, de 9 a 18 de setembro, para os alunos de 12 a 14 anos, e em Londrina, de 2 a 11 de dezembro, para os alunos de 15 a 17 anos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile