Escola Gira Mundo de Cambé promove Palestra com Juliana Trindade

Você já ouviu falar sobre Educação Positiva? As famílias que possuem filhos estudando na Escola Gira Mundo , localizada em Cambé, puderam conhecer na noite da última terça-feira (26),durante a palestra “Educação Positiva e Limites”, essa proposta educacional que vem ganhando a atenção de instituições de ensino, famílias e profissionais da saúde mental.

Com a presença de mais de 30 pessoas, a psicóloga e especialista em saúde mental, Juliana Trindade, que integra a Equipe Multidisciplinar da Clínica Reaprender, abordou os temas mais complexos vividos pelas famílias nos dias de hoje.

De acordo com a especialista, o modelo de educação autoritário -que faz uso contínuo de punições enfáticas, já não são suficientes para educar a geração atual, tão pouco, fazer de seu filho o “pequeno imperador” da casa- onde é a criança quem manda na casa e tudo gira em torno dela- agregará algo a essa criança.

Ainda segundo Juliana , o assunto se tornou popular atualmente, mas a Educação ou Disciplina Positiva já existe há mais de 30 anos. “Esse Programa tem como objetivo central encorajar crianças e adolescentes a se tornarem responsáveis , resilientes e com recursos emocionais e psíquicos para enfrentarem e solucionarem os problemas naturais da vida”.

Juliana destacou durante sua ministração que o número de crianças com problemas psiquiátricos, e que já até tentaram se suicidar  tem aumentado de forma assustadora e que os profissionais que atuam na área da saúde mental, relacionam esta situação com a forma inadequada de educar as crianças. “ Com a necessidade dos pais e mães trabalharem fora, esses pais se sentem culpados e tentam suprir a ausência presenteando os filhos ou simplesmente, facilitando tudo para essa criança. Vemos que muitos dos problemas atuais surgem também, pela falta de frustração. O simples fato de ouvir um “não”, de ter um conflito em um relacionamento de amizade, já é muitas vezes um “problema intransponível” para essa criança que nunca ouviu uma negativa, que nunca teve de enfrentar conflitos e situações comuns da vida”.

A Palestra que estava programada pela Escola Gira Mundo para durar cerca de uma hora, chegou a duas horas, por conta do interesse e interação entre os pais e palestrante!

De acordo com Juliana, para tentar implantar no dia a dia da família a Disciplina Positiva, é preciso partir dos cinco princípios deste Programa, que são:

Conectar-se com seu filho. Ajudar a criança a se sentir inserida e aceita pela família;

Encorajar respeito mútuo dentro de casa. Ter firmeza, mas tratar seu filho com gentileza;

Ser um responsável efetivo, ou seja, procurar saber o que seu filho está sentindo e pensando, para ajudá-lo a ter bons pensamentos e planos;

Ensinar habilidades sociais e de vida para essa crianças. Respeito e cuidado com os outros.

Incentivar seu filho a descobrir e desenvolver suas capacidades. Desenvolver sua autonomia.

Para você que quiser saber mais sobre a Gira Mundo Cambé, Escola que organiza periodicamente, rodas de conversa e palestra para pais e professores ,ligue: 43-3253-3838.

Instagram Oficial: www.instagram.com/giramundocambe

Facebook Oficial: www.facebook.com/escolagiramundocambe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.