Candidatos poderão acessar o gabarito provisório a partir das 20h deste domingo (13), no site o Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br)

 

A primeira fase do processo seletivo 2011/2012 da UFPR teve um resultado parcial de 5.068 ausentes, número próximo a 10% dos candidatos. O percentual é superior ao registrado no ano anterior, quando 8,6% dos estudantes não compareceram.

Segundo o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o número está dentro da faixa de normalidade. “O fato de o vestibular coincidir com o feriado aumenta um pouco o número de faltantes, mas não havia outra data para realizarmos, em função do Enem”, explica.

Sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o reitor reforçou o fato de a UFPR utilizar 10% da nota no resultado final. A universidade espera que o Ministério da Educação divulgue o resultado até 04 de janeiro. “Assim, nos dias 6 e 7 já devem abrir as inscrições para o Sisu [Sistema de Seleção Unificada], que oferece 529 vagas”, ressalta.

Vestibular centenário

Zaki Akel destacou a construção de uma marca histórica, com a chegada ao centésimo processo seletivo. “Estamos desde 1912 realizando vestibular para admitir estudantes. Estes que ingressarem agora estarão na primeira turma do centenário da nossa Universidade”. A UFPR comemora 100 anos no dia 19 de dezembro de 2012.

O reitor aproveitou a oportunidade para agradecer ao Núcleo de Concurso e aos mais de 3.800 colaboradores. “São pessoas que estão presentes na elaboração e em toda a estrutura do vestibular. É um trabalho intenso, de alta responsabilidade”. Ele também afirmou que graças ao trabalho feito por todos a UFPR conquista credibilidade em seu processo seletivo, o que permite ter um número recorde de inscritos.”É o caminho para uma profissão de sucesso e construção de cidadania”, comenta.

O coordenador do Núcleo de Concursos, Raul Von der Heyde disse que o vestibular ocorreu com tranquilidade, sem graves incidentes. Ele ainda reforçou que o trabalho irá continuar até a divulgação do resultado, previsto para 30 de novembro. Entre 16 e 17 mil candidatos devem ser convocados para a 2ª fase, que será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro, com provas de Compreensão e Produção de Texto e as específicas para alguns cursos.

O resultado final do processo seletivo 2011/2012, que oferta 5.087 vagas, deve ser divulgado no início de janeiro, dependendo do cumprimento do prazo de divulgação do Enem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.