Candidatos poderão acessar o gabarito provisório a partir das 20h deste domingo (13), no site o Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br)

 

A primeira fase do processo seletivo 2011/2012 da UFPR teve um resultado parcial de 5.068 ausentes, número próximo a 10% dos candidatos. O percentual é superior ao registrado no ano anterior, quando 8,6% dos estudantes não compareceram.

Segundo o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o número está dentro da faixa de normalidade. “O fato de o vestibular coincidir com o feriado aumenta um pouco o número de faltantes, mas não havia outra data para realizarmos, em função do Enem”, explica.

Sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o reitor reforçou o fato de a UFPR utilizar 10% da nota no resultado final. A universidade espera que o Ministério da Educação divulgue o resultado até 04 de janeiro. “Assim, nos dias 6 e 7 já devem abrir as inscrições para o Sisu [Sistema de Seleção Unificada], que oferece 529 vagas”, ressalta.

Vestibular centenário

Zaki Akel destacou a construção de uma marca histórica, com a chegada ao centésimo processo seletivo. “Estamos desde 1912 realizando vestibular para admitir estudantes. Estes que ingressarem agora estarão na primeira turma do centenário da nossa Universidade”. A UFPR comemora 100 anos no dia 19 de dezembro de 2012.

O reitor aproveitou a oportunidade para agradecer ao Núcleo de Concurso e aos mais de 3.800 colaboradores. “São pessoas que estão presentes na elaboração e em toda a estrutura do vestibular. É um trabalho intenso, de alta responsabilidade”. Ele também afirmou que graças ao trabalho feito por todos a UFPR conquista credibilidade em seu processo seletivo, o que permite ter um número recorde de inscritos.”É o caminho para uma profissão de sucesso e construção de cidadania”, comenta.

O coordenador do Núcleo de Concursos, Raul Von der Heyde disse que o vestibular ocorreu com tranquilidade, sem graves incidentes. Ele ainda reforçou que o trabalho irá continuar até a divulgação do resultado, previsto para 30 de novembro. Entre 16 e 17 mil candidatos devem ser convocados para a 2ª fase, que será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro, com provas de Compreensão e Produção de Texto e as específicas para alguns cursos.

O resultado final do processo seletivo 2011/2012, que oferta 5.087 vagas, deve ser divulgado no início de janeiro, dependendo do cumprimento do prazo de divulgação do Enem.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.