O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, empossou os novos reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), nesta quinta-feira (9), em Jacarezinho. Os professores Eduardo Meneghel Rando e Rinaldo Bernardelli Junior são os primeiros reitor e vice-reitor, respectivamente, eleitos na Instituição.

Lübke destacou a importância da Universidade para a região. “Esta não é uma qualquer, mas uma universidade para o desenvolvimento da região. Com ela, damos oportunidades de vida e profissionais para que os meninos e meninas da região permaneçam aqui, perto de suas famílias. É um instrumento de conhecimento voltado à formação, ao caráter, à consciência”, disse. Além de explicar todo o simbolismo envolto na cerimônia de posse da reitoria, o secretário também fez uma retrospectiva sobre a criação da Universidade e a mobilização da comunidade para sua concretização.

O reitor empossado Eduardo Meneghel Rando afirmou que o momento é único para a universidade. “É com grande senso de dever que assumo o processo de gestão dessa jovem universidade. Para mim, é mais do que uma honra assumir essa reitoria e menos do que um período de tranquilidade. Reconheço os desafios que teremos de enfrentar para consolidar a Instituição, mas permanecerei fiel aos caminhos que nortearam minha vida acadêmica e aos compromissos que assumi juntamente ao professor Rinaldo”, ressaltou.

A primeira eleição para os cargos de reitor e vice-reitor na UENP foi realizada no dia 18 de agosto. Nos últimos cinco anos, exerceram os cargos em regime temporário o bispo emérito de Jacarezinho, Dom José Fernando Penteado e Luis Carlos Bruschi, com o intuito de organizar a instituição na sua fase de formação. Ambos receberam placas homenageando o esforço e a dedicação empenhados nos anos em que estiveram à frente da Instituição. “É absolutamente impossível dimensionar a importância do Dom Fernando para a UENP, que doou muito mais do que esforços físicos, de liderança e sua credibilidade. Como o senhor (Dom Fernando) mesmo diz, a UENP não é física, não é objeto, é emoção, é alma”, disse o reitor empossado.

Dom Fernando, por sua vez, agradeceu o secretário Nildo pelo empenho e incentivo quando da criação da Universidade do Norte do Paraná, ao então presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermas Brandão, além de outras pessoas envolvidas no processo de criação da instituição. “Hoje, estamos vivendo um momento especial para a UENP. Este momento abre um horizonte maior, cheio de luz, de esperança de vida, de congregação para o Norte. Tudo o que foi plantado irá florescer como esperança de vida para o Paraná”, ressaltou.

CÁPSULA DO TEMPO – O secretário determinou que seja construída uma cápsula do tempo com o intuito de registrar esse momento histórico para a Instituição. Nela, será colocada uma carta do bispo emérito, Dom Fernando José Penteado, contendo reflexões acerca da UENP e expectativas futuras. A cápsula deve ser aberta daqui a 10 anos.

Perfil do reitor e do vice-reitor da UENP

Reitor Eduardo Meneghel Rando – Graduado pela antiga Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel (FFALM), com mestrado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), o professor Eduardo Meneghel Rando atua como docente desde 1982 na área de solos e nutrição de plantas. Ocupou o cargo de diretor do campus Luiz Meneghel, Bandeirantes, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e desenvolve pesquisas na área de adubação, plantio direto e manejo da cultura da alfafa.

Vice-reitor Rinaldo Bernardelli Junior

Graduado em Educação Física pela antiga Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho (FAEFIJA) e em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o professor Rinaldo Bernardelli possui mestrado em Educação e é doutorando em Ciências do Desporto. Docente desde 1981 , atuou como diretor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Pró-Reitor de Planejamento e Avaliação da Instituição. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na disciplina de natação e práticas esportivas.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.