Energia elétrica exige cuidados no ambiente doméstico

Tirar o carregador de celular da tomada quando não estiver em uso, por exemplo, é um hábito simples, mas essencial para evitar acidentes.

0
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

Serviço universalizado desde 2012 no Paraná, a energia elétrica está tão presente no dia a dia das pessoas, que muitas vezes só se percebe sua utilidade quando se aciona o interruptor, e a lâmpada de casa não acende. Do banho quente à conservação de alimentos na geladeira, a distribuição da energia elétrica em tensões controladas para o uso residencial garante saúde e qualidade de vida. Mas mesmo a energia que circula em baixa tensão dentro de nossas casas exige cuidado para a prevenção de acidentes com o choque elétrico.

De acordo com a Abracopel, instituição dedicada à prevenção de acidentes com a energia elétrica no Brasil, a maior parte dos acidentes acontece em ambientes residenciais – o anuário mais recente, com base nos dados de 2019, indica 228 acidentes fatais registrados em casas, apartamentos e sítios, em todo o País. Para verificar as possíveis causas da grande proporção de ocorrências no ambiente familiar, a associação conduziu uma pesquisa em parceria com o Instituto Brasileiro do Cobre, com resultados alarmantes.

O trabalho indica que apenas 29% das moradias do País têm projeto elétrico, e a metade das residências não tem fio-terra instalado. Além disso, só 27% estão equipadas com DR, um dispositivo de proteção que interrompe a energia em caso de fuga de corrente.

A fiação exposta, emendas feitas com material inapropriado e sinais de derretimento em tomadas são a parte mais visível do problema. Mas aquele choque que vem na torneira do chuveiro também é um risco que precisa ser eliminado com a ajuda de um profissional.

Outro cuidado deve ser tomado com as crianças. Tirar o carregador de celular da tomada quando não estiver em uso, por exemplo, é um hábito simples, mas essencial para evitar acidentes. Utilizar protetor de tomadas também é indicado. O ideal é usar os modelos mais discretos, sem desenhos que possam chamar a atenção dos pequenos.

Para disseminar as informações sobre como evitar o choque elétrico, a Copel, promove a campanha Energia Segura, com ações junto a profissionais da construção civil, pintura e manutenção predial, trabalhadores da área rural e a população em geral. Todos os anos, integramos ainda a Semana Nacional de Segurança com a Energia Elétrica, promovida em conjunto com as outras distribuidoras de energia no Brasil.

As orientações também são levadas anualmente a milhares de crianças nas escolas, através do programa Iluminando Gerações, graças à parceria fundamental de profissionais da educação comprometidos com a segurança. Com as aulas presenciais suspensas total ou parcialmente por causa da pandemia do novo coronavírus, o conteúdo tem sido compartilhado pelo canal da Copel no YouTube, na playlist “Educação”, e também pela página do Espaço Energia no Instagram. Conheça e compartilhe estas informações. Elas podem fazer a diferença na sua vida e na vida de quem você ama.

Alessandro Maffei da Rosa (Engenheiro eletricista pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, gerente de Segurança do Trabalho na Copel)

Assessoria de Imprensa da COPEL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.