Folder Fique Ligado SaúdeA Secretaria Municipal de Saúde Pública, em conjunto com o PET- Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, integrado a UEL – Universidade Estadual de Londrina elaboraram um Folder Educativo a fim de propagar o direcionamento ideal ao usuário dos serviços de saúde pública de Cambé. Essa ação, que vem de encontro à realidade da maioria dos municípios, une a necessidade dos serviços públicos de saúde em conscientizar a população sobre em qual unidade procurar atendimento a precisão dos estudantes e docentes da Universidade, de diferentes áreas da saúde, em conviverem com o que a comunidade busca nos atendimentos de saúde.
De acordo com informações da Secretária Municipal de Saúde Pública, Maria de Brito Lô Sarzi, a população tem intensificado o hábito de procurar a UPA em situações de atendimento que poderiam ser sanadas nas Unidades Básicas de Saúde “Precisamos entender e valorizar a Atenção Básica de Saúde. As unidades distribuídas pelo município trabalham com uma equipe multifuncional, preparada para disponibilizar o atendimento ideal. E caso a enfermidade apresente necessidade de outra intervenção médica, um encaminhamento será feito pela própria Unidade”. Esse comportamento é comprovado por meio dos números constatados mensalmente pela Secretaria Municipal de Saúde “A UPA de Cambé foi projetada para atender 300 pessoas por dia, mas já chegamos a atender mais de 500 pacientes em um único dia, o que nos gera custos não programados”. Ainda segundo a Secretária, o município conta com R$ 300 mil por mês do Governo Federal, mas o gasto fixo gerado na Unidade é o dobro deste valor “ A Prefeitura tem socorrida a UPA mensalmente, esse aporte financeiro poderia estar sendo destinado a outras necessidades do município“.
A Secretaria Municipal de Saúde Pública solicita a compreensão da comunidade em procurar inicialmente a Unidade Básica de Saúde mais próxima a sua residência, para que o tempo de atendimento não seja extenso na UPA “Se as pessoas se conscientizarem em procurar atendimento primeiro na UBS mais próxima de sua casa, ela será atendida mais rápido e não contribuirá para uma lotação na UPA, o que irá desafogar a unidade e fazer com a triagem e os atendimentos sejam feitos ainda mais rapidamente ali também”. Com isso, a elaboração de um informativo onde se encontram informações básicas sobre os locais de atendimento e seus perfis, se tornou ideal para Cambé, relatou ainda, a Secretária Municipal de Saúde Pública, Maria de Brito Lô Sarzi. Essa é a mesma visão de profissionais, alunos e docentes ligados ao PET, que auxiliaram de diversas maneiras na elaboração deste material voltado a toda comunidade cambeense.
O Folder Educativo pode ser encontrado nas12 Unidades Básicas de Saúde da cidade. Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde Pública: (43) 3174-0224.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.