Futsal põe crianças e adolescentes nas quadras

0
Além das expectativas. Este é o balanço preliminar do Campeonato de Futsal Craque Só de Bola, organizado pelo núcleo do Jardim Ana Rosa do Programa Atitude, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. São cerca de 330 crianças e adolescentes, de sete a 17 anos de idade, inscritos na competição. Eles representam 38 equipes de futsal, que até dezembro participam de rodadas semanais sempre aos sábados em espaços esportivos públicos de diferentes bairros de Cambé.
A previsão inicial dos organizadores era de 26 equipes participantes. Mas já no desfile de abertura, realizado no Ginásio de Esportes do Jardim Ana Rosa, o número foi superado. Desfilaram cerca de 300 crianças e adolescentes. Segundo o educador físico do Atitude, Luís Afonso de Almeida, a logística da competição, que inclui a elaboração de tabelas dos jogos, tem a parceria da Secretaria Municipal de Esportes de Cambé.
Luís Afonso informa que o futsal foi escolhido por ser a modalidade que reúne maior quantidades de adeptos entre o público atendido pelo programa. Ele acrescenta que, a partir do futsal, a equipe multidisciplinar do Atitude, composta por educador físico, assistente social, educador artístico e dois psicólogos, além de um cientista social que atende o núcleo do Jardim Ana Rosa e o núcleo do Novo Bandeirantes, se interage.
Para se ter uma idéia, nos locais onde as rodadas semanais são realizadas o programa leva uma biblioteca itinerante. A meta é de envolver não só o atleta nas atividades, mas também os familiares. “Meninos que já foram evadidos estão de volta ao programa”, anuncia Luís Afonso, referindo-se ao futsal como um dos meios para manter o público atendido nas atividades do Atitude.
Durante a competição temas importantes serão trabalhados. Neste mês de setembro, a drogadição estará em debate. Em outubro, mês da criança, será colocado em discussão o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O tema de novembro e a violência e o tema de dezembro será a sexualidade. Cada um desses temas será tratado de acordo com a faixa etária das crianças e dos adolescentes que fazem parte do Atitude.
Luís Afonso explica que o campeonato de futsal não tem caráter eliminatório. Todas as equipes inscritas chegarão ao fim da competição, agendado para o dia 18 de dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.