Por Jéssica Galvani e Samantha F. Rabelo

Black Friday é uma expressão em inglês, que significa “Sexta-Feira Negra”. Originalmente, a Black Friday acontece na sexta-feira depois do dia de Ação de Graças, ou “Thanksgiving” em inglês. Teve origem nos Estados Unidos na década de 60, e no Brasil, apenas em 2010 é que a Black Friday surgiu.

A Black Friday é marcada pelos grandes descontos dados pelas lojas. Neste período é possível garantir produtos (de todas as categorias) com até mais de 70% de desconto.

Neste ano a Black Friday inicia-se em 23 de novembro, data que propicia o adiantamento das compras dos presentes de Natal com muita economia.

Todavia, é necessário ter algumas cautelas na hora de tentar garantir o melhor desconto, pois há muitas lojas que simulam descontos nos produtos, oferecendo na verdade a “metade do dobro” do valor.

Portanto, para se prevenir é importante se atentar às dicas abaixo:

1- Atente-se à “maquiagem” de preço (pagar a metade do dobro), por isso, antes da Black Friday, faça uma pesquisa, em diversas lojas ou sites, que fornecem o mesmo produto, e anote os preços;

2- Na semana da Black Friday, verifique se o preço anunciado como promocional, está realmente inferior ao preço normal pesquisado na semana anterior;

3- Faça uma pesquisa de descontos em pelo menos três lojas/sites do produto que pretende adquirir, para garantir o maior desconto. Salve os anúncios (tirando foto, printando tela, imprimindo etc), a fim de que possa exigir o cumprimento da oferta;

4- Se for realizar compra on line, é importante ler a Política de Privacidade do site para se saber quais dados do consumidor o site armazena;

5- Se a compra for on line lembre-se de salvar as telas (printar), ou imprimi-las, de modo que tenha o comprovante de compra e de pagamento em mãos;

6- Se a compra for on line, verifique se no site constam informações como: Razão Social e CNPJ da empresa; Endereço Comercial da empresa; Telefone ou algum outro meio de contato. Se o site de vendas não tiver nada disso, evite adquirir o produto deste fornecedor;

7- Produtos adquiridos pela internet/ telefone ou catálogo, dão direito ao consumidor de desistir da compra (mesmo que não haja defeito no produto) em até 07 (sete) dias após o recebimento do produto;

8- No caso de mercadorias que necessitem ser entregues em domicílio, verifique se o prazo de entrega será realmente obedecido, se isso não ocorrer, é necessário procurar os órgãos de proteção do consumidor.

9- Na entrega, só assine o documento de recebimento do produto após examinar se a mercadoria está intacta. Se houver irregularidades na mercadoria, é necessário comunicar o entregador, de modo a relacionar e justificar o motivo pelo qual irá recusar o recebimento do produto.

10- Em caso de irregularidades constatadas no período da Black Friday, (“maquiagem de preço”, propaganda enganosa, falha na entrega do produto, defeito no produto, etc) é necessário que o consumidor denuncie. A denúncia pode ser feita pelas redes sociais, no PROCON e dependendo do caso, até mesmo ação judicial.

Por isso, fique atento(a) e não caia nas armadilhas da Black Friday!

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