Após o Natal, o grande dilema do comércio é fazer a troca de presentes. Saiba quais são seus direitos e deveres no momento da troca!

Primeiramente é importante ressaltar que os fornecedores e lojistas não são obrigados a realizar troca de produto quando este não apresentar vícios ou defeitos. Porém, no Brasil os lojistas têm o costume de conceder aos consumidores um prazo para troca nos casos em que o produto não serve, ou não é do gosto do presenteado, dentre outros casos.

Não há na legislação nenhum prazo estipulado para a realização das trocas nesses casos, porém, usualmente, os fornecedores concedem prazos que variam de uma semana a trinta dias.

Isso tudo deve ser pactuado entre fornecedor e consumidor no momento da compra. Se for presente, vale a pena verificar com a pessoa que presenteou você, quais foram as regras estipuladas pelo lojista para troca.

É sempre importante manter a etiqueta, quando se tratar de roupas, e as embalagens intactas, quando se tratar de outros objetos.

Sempre que possível guarde a nota fiscal, ainda que for presentar alguém, pois, pode ser que o lojista só efetue a troca com o cupom fiscal, deste modo, terá que fornecê-lo para a pessoa que presenteou.

São regrinhas básicas, mas que neste momento fazem toda a diferença.

Em caso de eventual empecilho para efetuar a troca, é possível procurar o PROCON mais próximo de você para tirar suas dúvidas.

____

Esta é a última publicação do ano da Equipe Galvani & Rabelo Advocacia no Portal Cambé e nós temos apenas a agradecer toda a população Cambeense por nos acompanhar e curtir nossas matérias, que visam sempre levar a você, mais conhecimento sobre os seus direitos e deveres.

Gratidão pelo acolhimento de cada cidadão de Cambé e proximidades.

Até 2019 com muito mais informações para você.

Por: Jéssica Galvani & Samantha Ferreira Rabelo

Siga-nos nas redes sociais

https://www.facebook.com/galvanirabeloadvocacia/

https://www.instagram.com/galvanirabeloadvocacia/?hl=pt-br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.